Clajadep :: Red de divulgación e intercambios sobre autonomía y poder popular

Imprimir

Brasil: La OLC, Organizacion de Lucha en el Campo, realiza 18 ocupaciones en un dia

26.07.03

Sem-terra de Pernambuco fazem 18 invasões em 1 dia
Desde o dia 2, a Organização de Luta no Campo já promoveu 41 ocupações

RECIFE - A Organização da Luta no Campo (OLC) fez ontem 18 ocupações em Pernambuco, em comemoração ao Dia do Trabalhador Rural, encerrando a jornada de luta iniciada no dia 2. Neste período, o movimento promoveu 41 invasões, superando a meta prevista de 35 ocupações de terra no mês. “Os trabalhadores acreditam que o governo Lula vai fazer a reforma agrária”, afirmou o dirigente da organização, João Santos, ao explicar o sucesso da jornada, que mobilizou 3,5 mil famílias em 9 municípios. Entre as áreas invadidas ontem, está a fazenda de pesquisa agrícola da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Carpina, na Zona da Mata.

Desde o início do ano, a OLC já organizou 59 invasões, o que a faz líder em ocupações no Estado. O mais novo movimento social pernambucano do campo, criado em janeiro, é fruto de uma dissidência da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape). Na próxima semana, a OLC fará o cadastramento das famílias para encaminhar ao Incra.

As ocupações de ontem tiveram a participação de 1,3 mil famílias, que reivindicam 12,2 mil hectares de terras. A maioria delas ocorreu às margens das fazendas requeridas ou nas estradas, a fim de respeitar a medida provisória que impede vistoria em área ocupada. Algumas áreas, entretanto, foram efetivamente invadidas, a exemplo da fazenda da UFRPE. “Não podemos demonstrar total conformismo com essa MP, temos de forçar um pouco para derrubá-la”, disse Santos.

A Polícia Militar e a Polícia Federal tentaram impedir a ocupação. Setenta famílias alegaram que só poderiam deixar a área com mandado judicial. A polícia retrucava que isso não era necessário porque a ocupação não estava caracterizada. O impasse continuava até o fim da tarde, sem confronto.

Nas outras áreas, as ocupações ocorreram sem problemas. Foram elas: Engenhos Atalaia, Castelo, Jatobá e Veloso, em Ipojuca; Fazenda Primavera, em Feira Nova; Fazenda Cumbe, em Limoeiro; Engenho Liege, em Quipapá; Fazendas Lagoa Dantas e Carrapicho, em Pombos; Engenhos Flor de Bonito, Santa Alice e São Pedro, em Bonito; Fazenda Cacimba Cercada, em Caruaru; e Fazendas Pedra Miúda, Cajueiros, União e Liberdade, em Altinho.


https://clajadep.lahaine.org