Clajadep :: Red de divulgación e intercambios sobre autonomía y poder popular

Imprimir

Brasil: Manifiesto ‘Somos todos radicales’ firmado tambien por Petras

27.07.03

Por medidas de urgência contra a fome, para garantir salário, emprego e terra!

Por medidas de urgência contra a fome, para garantir salário, emprego e terra!

Ao final confira a traduçao em espanhol

Manifesto assinado por:

Luciana Genro (Deputada Federal PT-RS)

João Fontes (Deputado Federal PT-SE)

Babá (Deputado Federal PT-PA)

Luiz Carlos Lucas (presidente do ANDES-SN)

Maria Lucia Fatorelli Carneiro (presidente UNAFISCO-BH)

Roberto Romano (Professor de Filosofia Unicamp)

Reinaldo Gonçalves (Economista UFRJ)

Plínio de Arruda Sampaio Jr. (Economista Unicamp)

Ricardo Antunes (Professor de Sociologia da Unicamp)

James Petras (Sociólogo norte-americano)

Entre outras assinaturas veja no final - veja as assinaturas

O Brasil está vivendo uma crise cada vez mais grave. A economia estagnada não dá nenhum sinal de crescimento sustentado. A crise social é brutal. Miséria, desemprego, abandono dos serviços públicos, aumento da violência e da carestia. A vitória de Lula representou uma esperança de mudança, mas a decisão de continuar a política econômica do governo FHC, a defesa do modelo do chamado Consenso de Washington II, tem feito a situação ficar ainda pior.

Nos primeiros meses do governo Lula, mais de 580 mil trabalhadores perderam o emprego somente nas seis maiores regiões do país. Na grande São Paulo já são 2 milhões de desempregados. A gigantesca fila para disputar a vaga de gari no RJ é uma imagem realista do país.

A gente sente que nada mudou. A renda dos trabalhadores, em um ano, caiu mais de 14%. Enquanto isso, os lucros dos bancos ficam intocáveis e o governo apresenta uma reforma da previdência chamada por Wilson Cano* de Robin Hood às avessas cujo objetivo é atacar direitos dos trabalhadores e fornecer aos banqueiros um dos negócios mais rentáveis do mundo: os fundos de pensão.

Por sua vez, cresce a dependência do país, com o governo respaldando o FMI e o acordo da ALCA. É preciso lutar por outra saída para a crise, uma opção que contrarie os interesses dos milionários e capitalistas, não os interesses do povo, resgatando assim as bandeiras empunhadas na história do próprio PT.

1. Para combater o desemprego

Como parte do combate contra o desemprego, é fundamental a redução da jornada de trabalho sem redução dos salários e terceirização. Trabalhar menos para que todos trabalhem! Esse foi um lema da CUT hoje abandonado pela direção da Central e que deve ser retomado. Além disso, é hora de exigir um Plano de obras contra o desemprego. O dinheiro do país, ao invés de ser drenado para o pagamento da dívida externa, deve ser direcionado para a construção de casas populares, de hospitais, escolas, para conservar e ampliar a infra-estrutura nacional.

2. Aumento dos salários e reposição das perdas

Além do desemprego, é preciso combater o arrocho salarial. A renda média dos brasileiros teve queda de 14,7% nos últimos dozes meses. Com essa situação não poderia ser diferente: a inadimplência subiu 7% no quadrimestre e o consumo das famílias caiu 0,6% no primeiro trimestre. Sem recomposição dos salários, não há distribuição de renda efetiva. Por isso também somos aqueles que apoiam as greves dos trabalhadores por suas reivindicações salariais. O controle sobre a produção das grandes empresas mostrará que os lucros capitalistas são enormes e que os salários estão cada vez mais arrochados. Basta!

3. Reforma agrária, essa luta é nossa! Terra para quem nela trabalha e quer trabalhar!

Atualmente, nem mesmo a grave questão agrária tem sido atacada. O Brasil é o país dos latifúndios e o governo segue sem defender uma verdadeira reforma agrária. Quando o MST demanda a necessidade urgente do assentamento de 120 mil famílias esse ano, o governo se compromete com a meta de 60 mil famílias, e, na prática, com os recursos locados para área, até mesmo o compromisso governamental parece longe de ser cumprido. Até agora foram menos de 03 mil famílias assentadas. Vivendo na beira das estradas, sem terra, famintos, sequer recebendo as cestas básicas prometidas, milhares de sem terra partem para a ocupação de terras, de prédios públicos e estradas. Para poder comer, muitos não encontram outra saída senão nos saques. Apesar disso, as verbas para a reforma agrária não aumentam.

4. Prisão para os latifundiários que armam suas milícias contra o povo! Demissão do ministro Roberto Rodrigues, representante do latifúndio no governo!

Como se fosse pouco, os latifundiários montam suas brigadas paramilitares, armam seus jagunços até os dentes. Neste ano já foram mais de 20 trabalhadores rurais assassinados. Mais de um Eldorado de Carajás, quando 17 sem terra foram assassinados durante o governo de FHC. O governo não desarma o latifúndio nem o pune. E o ministro da Justiça se limita a dizer que ninguém pode atuar fora da lei, esclarecendo que a utilização de empresas de segurança devidamente registradas é permitida. Por sua vez, o ministro da Agricultura, representante do latifúndio no governo, incentiva a defesa armada das propriedades rurais. Enquanto isso José Rainha, líder do MST, é preso acusado de porte ilegal de arma e formação de quadrilha. Uma vergonha! Repetimos um dos slogans do Encontro Nacional do PT de 1997: José Rainha é inocente, crime é não fazer a reforma agrária!.

5. Combate à corrupção!

O governo, então, não tem cumprido os contratos com o povo e zela pelos contratos com os grandes capitalistas e com o FMI. Governa com os inimigos de sempre do PT, como Sarney, o PL, o PTB, o PMDB e até o ex-PDS. Governa através do pacto nacional com os governadores, com os do PFL e do PSDB na linha de frente. Para agradar seus novos aliados esconde para baixo do tapete os escândalos de corrupção como o do Banestado. Além disso, organiza um Conselho de Desenvolvimento, um dos fóruns de promoção do pacto social, composto por vários empresários devedores da previdência. O combate à sonegação passa também pela prisão dos sonegadores e dos políticos e empresários que remeteram dinheiro ilegal para o exterior, como os 30 bilhões de dólares do escândalo do Banestado.

6. Não à ALCA! Plebiscito da ALCA já! Lula tem que respeitar a vontade da maioria e não cooperar com o imperialismo

A segunda fase tão alardeada e reivindicada por setores do partido já começou, como já anunciaram Lula, Palloci e Furlan, o ministro do Desenvolvimento, capitalista ligado ao setor de exportação. Trata-se de mais do mesmo. A possibilidade de juros menores vem acompanhada pela cooperação com o imperialismo e pelo arrocho salarial sem igual, pela flexibilização dos direitos trabalhistas e a terceirização, enfim, pela intensificação da exploração dos trabalhadores. Para mostrar que não vai mudar de rumo, o governo persegue e ameaça expulsar os parlamentares chamados radicais. A maior prova da natureza reacionária desse modelo encontra-se no fato do governo Lula ter aceitado os prazos dos EUA para implementar a ALCA, projeto que ele mesmo definiu na campanha eleitoral como um projeto de anexação do Brasil pelos EUA.

7. Fora o FMI! Controle de câmbio e de capitais! Suspensão do pagamento da dívida externa!

Como parte da política de capitulação do governo para os interesses do capital financeiro, o país segue pagando as dívidas externas e internas para os bancos. Tem feito um esforço de superávit draconiano para garantir o pagamento de bilhões de dólares todo o ano. É preciso romper essa lógica. Centralizar o câmbio e controlar a saída de capitais. É preciso dizer não ao FMI e ao acordo da ALCA, encabeçando um chamado pela constituição de uma frente dos países devedores, em particular em unidade com a Venezuela e a Argentina.

8. Pela retirada da PEC 40! Apoio à GREVE dos servidores! Não aos fundos de pensão, negócio dos capitalistas! Auditoria nas contas da previdência!

Embora milhões de homens e mulheres do povo nutram expectativas e esperanças no novo governo, cresce o número dos que se dão contam ou sentem na própria pele que os mesmos de sempre, os ricos e os capitalistas seguem controlando as rédeas do país. Assim, não poderia ser diferente: as lutas dos trabalhadores começam a despontar novamente, a enfrentar os grandes patrões e o próprio governo. Os servidores públicos são o maior exemplo. Partiram para a greve nacional, único caminho para derrotar essa reforma proposta por Lula e os 27 governadores, cuja essência retoma as idéias que FHC não conseguiu implementar, porque os servidores, apoiados pelo PT, resistiram e venceram.

Agora os servidores estão novamente em luta. É preciso cercá-los de solidariedade. É preciso afirmar e espalhar uma lição: apenas com a força da mobilização e com os trabalhadores confiando unicamente em sua organização independente o país pode mudar para melhor. Caso contrário mais uma vez à crise será paga pelos trabalhadores e os pobres.

A distância entre os compromissos e a realização

Milhões de pessoas se fazem uma pergunta: como Lula, José Dirceu, Genoino, enfim, a cúpula do PT pode ter mudado tanto em tão pouco tempo? As explicações são variadas. A imprensa burguesa e os políticos dos partidos que sempre governaram o país, satisfeitos, afirmam que o PT se rendeu ao realismo de ser governo. O próprio Lula e líderes petistas como Mercadante, reforçam essa idéia quando dizem que na oposição se pode fazer bravatas e no governo não, ou quando fizeram a autocrítica por não terem apoiado as reformas propostas por FHC. Muitos acreditam nisso.

Outros, em especial no PT, buscam explicações supostamente mais sofisticadas, mas que são apenas variantes do mesmo. Dizem que se trata de um problema de correlação de forças ou responde a necessidade de uma transição para um novo modelo. Na sabedoria popular, entretanto, o que predomina é uma explicação distinta e mais próxima da realidade: o poder corrompe sempre. O povo brasileiro não teve outra experiência de Estado do que o Estado dominado pelos ricos, pelo império, pela burguesia, o latifúndio e os bancos. Essa espécie de máxima popular, portanto, tem sua razão de ser: de fato o poder do Estado da burguesia corrompe mesmo. Somente rompendo com a burguesia, enfrentando os poderosos de sempre, os bancos, os latifundiários e os grandes capitalistas, se pode construir um governo dos trabalhadores mesmos. Um poder dos de baixo, controlado e exercido pelos trabalhadores organizados. O problema é que a direção do PT fez uma opção: governar com a burguesia, se apoiando em alianças com os governadores e aceitando o fisiologismo do Congresso Nacional. Sequer tem sido capaz de defender uma reforma democrática no regime político, como poderia representar a realização de uma Assembléia Nacional Constituinte que reorganizasse o país.

Até mesmo as bandeiras aprovadas no Encontro Nacional do partido foram abandonadas. Sua dinâmica conduzia à ruptura da aliança com os grandes capitalistas. Por isso a manutenção do acordo com o FMI, quando a decisão do partido foi de denunciar e rejeitar o acordo. Por isso o respaldo ao ALCA, quando até mesmo durante a campanha Lula a denunciou como um retrocesso para o país. Nem mesmo o limitado orçamento participativo tem sido posto em prática. Assim, o governo encabeçado pelo PT tem repetido muito das características de todos os governos dominados pela burguesia.

A lição fundamental que todos devemos extrair, portanto, não pode ser outra: não basta construir um partido dos trabalhadores, é preciso rejeitar a estratégia de governo comum com a burguesia, com os grandes patrões, com os banqueiros e latifundiários.

Parlamentares ameaçados de expulsão: mexeu com eles, mexeu comigo

Somos todos radicais

A maioria da Executiva Nacional do PT não mudou seus planos de perseguição e expulsão do PT dos parlamentares chamados radicais: Heloísa Helena, Babá, João Fontes e Luciana Genro. Durante a Comissão de Ética reunida em 28 de junho, ficou claro que a perseguição aos parlamentares é devido às suas críticas ao curso do governo e à reforma da previdência. O delito é de opinião. Sequer foram questionados por suas já anunciadas decisões de votar contra a reforma proposta por Lula e pelos 27 governadores. Como parte dessa campanha antidemocrática, Heloísa Helena foi suspensa da bancada de senadores do PT e Luciana Genro e João Fontes foram suspensos da bancada da Câmara dos Deputados.

Sequer as propostas de realizações de consultas aos filiados têm sido aceitas pela direção do partido, muito menos um novo encontro democrático para debater os rumos do partido. A direção não quer submeter à discussão da base seu projeto de new PT. Sua nova cara chega ao ponto de contratar o Ibope para pesquisar a posição dos filiados do partido. Sim, as prévias substituíram os encontros e agora o Ibope substituiu os encontros e as prévias. E o Diretório Nacional fecha questão sobre a proposta de previdência sem o mínimo debate no partido. Tudo isso apenas fortalece o depoimento de Chico Oliveira, sociólogo e fundador do PT. Defendendo os chamados radicais, Chico Oliveira disse: Os parlamentares estão defendendo a democracia no PT e na sociedade brasileira. Qualquer decisão que vá colocar na ilegalidade partidária esses parlamentares é uma decisão grave. Ela fragiliza o PT, porque o coloca à mercê de outras forças que querem descaracterizar a vitória de outubro de 2003( depoimento na Comissão de Ética). Essa foi a tônica dos depoimentos de Emir Sader, Paulo Arantes, Reinaldo Gonçalves, Dalmo Dallari, Plínio de Arruda, Ricardo Antunes, entre outros que esperaram horas para depor em defesa dos parlamentares.

A disposição dos parlamentares é clara: não darão seus votos para atacar os trabalhadores. Vão se manter firmes com suas posições. Essa é a disposição de todos os que subscrevem esse manifesto. A expulsão dos parlamentares representará nossa expulsão. Somos todos radicais. E não vamos enrolar nossas bandeiras. As seguiremos erguendo e nos organizando para defendê-las. Nosso primeiro passo é o apoio à greve dos servidores e a resistência contra as expulsões. Com esse manifesto, ademais, apresentamos as sólidas propostas que nos unem por um trabalho comum em todo o país. Um trabalho de construção para o futuro.

Assinam

Estas são as primeiras assinaturas que nos chegaram de todo o país. Em uma semana de consultas, publicamos os primeiros nomes que nos chegam. Se o manifesto fosse um abaixo assinado, teríamos milhares de pessoas a mais para divulgar. Não é o caso. Entretanto, por sabermos que muitíssimas pessoas fazem questão de o subscrever e as felicitamos por isso buscaremos, na medida do possível, garantir a divulgação dos apoiadores que ainda não puderam ter seus nomes divulgados. Assim, não demoraremos para fazer uma nova tiragem com outros nomes.

Acre
Maria Angélica Paiva (Jornalista SINJAC-Rio Branco)

Alagoas
Evandro Nobre Soares (SINDJUS-MA)

Amapá
Marinalva Oliveira (Pres. Sindicato Docentes SINDUFAP); Dorinaldo Malafaia (DCE UNIFAP/Diretor UNE); Adelson Silva Uchoa (Diretor ASSIBGE); Arley Costa, Sandra Monteiros (Diretores SINDUFAP); Arthur Leandro e Luizel Simões, (Professores da UNIFAP); Marcelo Ferreira, William Cardoso, Roni Moraes (DCE/UNIFAP); Agnaldo Monteiro e Valderona da S.Monteiro, (Servidores da UNIFAP); Alessandro Veloso, Anderson Cabeça, Charles Quaresma, Paulo Ramos, Jobenson Ferreira, (CAHIS/UNIFAP); Aline Nunes Barreiros (SEAMA);; Celisa Penna Melo (Servidora Estadual); Janaina, Edivaldo S. Cavalcante, Maria do Socorro Braga, (CAPED/UNIFAP); José Nogueira Junior (Servidor Estadual); Keiliene S.Oliveira, Ronilson Sotero (Diretores do SINCOTTRAP); Leila (CAL/UNIFAP); Luciano Góes (CAMAT/UNIFAP); Marleno Flexa (Servidor Estadual); Marcio Luís Goes de Oliveira e Maria Luiza Goes da Costa (SPF-Macapá)

Amazonas
Ronney Feitoza, Ana Cristina Martins, Jacob Paiva (Diretores da ADUA-SS/ADUFAM); Haroldo Machado da Silva (SINDSEP-AM); Edney (SINTEAM); Antonio Coelho Júnior (Pres. DCE/UFAM); Antonio Queiroz (CACHA-UFAM); Ronei Barros (matemática-UFAM); Silvano de Souza Fonseca (Min. Saúde-MA)

Bahia
José Ricardo Rodrigues de Oliveira (Salvador-BA); Hélio Cal Trigo (Receita Federal-Salvador); Hélio Pimentel (UFBA)

Ceará
Fernanda Maria Gaspar (Receita Federal-Fortaleza); Aberto Júnior Teixeira de Vasconcelos (TRE-Fortaleza); José Liomar Benevides (SINPRECE-Fortaleza); Francisco Mendes (Justiça Federal-Fortaleza); Vicente Lima Cristótomo (Associação de Docentes da Universidade Federal do Ceará)

Distrito Federal
Rodrigo de Souza Dantas (Secretário Geral da Associação dos Docentes da UNB); Edmur Carlos Gonçalves de O. Júnior (Del. Sind.-SINDIJUS/DF); Elizângela Gomes Gonçalves, Ruth Barbosa da Cruz, Myrian Leite Santos, Oseias Gonçalves de Jesus, Maria Lúcia Diniz, Alan Carlos Ferreira Villela (SINDJUS-DF); Victor Marcus de Oliveira Castro (STJ - SINDJUS/DF); Francisco José V. da Rocha (Aposentado-Bsb); Maurício Alves (Receita Federal); Kleiton Pacheco Fontes (Coord. Geral CAMAT-UniCEUB); Carlos Antonio Masson, Luiz Roberto Bastos Cerejo (Câmara dos Dep.-Bsb); Lauro Koichi Yamamoto Érico Pedroso de A. Lacerda, Angela Maria Ferreira Braga, José Eliano Vital Rangel (Banco Central); José Pedro Tavares da Silva, Washington Afonso Rodrigues (BSB); Vicente Eduardo C. de P. Pessoa (Receita Federal); Carlos Alberto B. Cavalcati, Mauro Moura, Raquel Maria de Carvalho Loureiro, Lilian Chagas (SINDSEP-DF); Raquel Maria de Carvalho Loureiro (Delegada Sindical do SINDSEP/DF); Josué Pinheiro de Mendonça (Procurador Autárquico-DF); Tabajara Ribeiro de Lavor (Sind. dos Serv. do BC); Raimundo Nonato de Azevedo Pinheiro (SPF); Maria Aparecida de Souza e Angelo Balbino (SINPRO-DF); Alex Teixeira de Araújo (CA de Sociologia-UnB); Sérgio de Lima Silva (Pres. CA de Letras-UniCERTO); Flávio Eurípedes Rodrigues da Silva Bueno (Geografia-Projeção); Fabiano Oliveira de Carvalho (Pres. Grêmio Esc. Tec. de Bsb); Felipe Serra (Direito-Projeção)

Espírito Santo
Paulo Luiz Martins (PT/Vitória); Alber Oliveira de Lima (SINDIPREV-Vitória); Eloana Morais (Linhares); Maurício Alves, Jorge Antonio Rodrigues, Fábio Pereira Soares (Receita Federal-Vitória)

Goiás
Gabriel de Melo Neto (DCE-UFG); Lucas José de Melo (Grêmio do Col. Est. de Catalão); Francisco José Carneiro (Goiânia)

Maranhão
Fernando Freire Magalhães (Vice-pres. UNAFISCO-MA); Rosilda Silva Dias (2º Vice-pres.-Nordeste 1 ANDES); Marlene Rego Moreira (Exec. da ASSIBEG) Fábio Schmidt Kassuga (UNAFISCO São Luís); Joivaldo Sousa Lopes e Alcimar Silva Lima Júnior (Diretores do DCE-UFMA); Conceição de Maria Amorin (Coord. CPCDDH Pe. Josimo-Imperatriz); João Alberto Teixeira Mota (Min. Saúde-São Luís)

Mato Grosso
Denizalde Jesiel Rodrigues Pereira (Professor da UNEMAT)

Mato Grosso do Sul
Neide Lima Lopes (SINDATE-Campo Grande); Nelson Freitas Ferreira (INSS-Campo Grande); Elio Araujo de Oliveira (Sintsprev - Delegacia Sindical de Dourados)

Minas Gerais
Maria Lucia Fattorelli Carneiro (Diretora Unafisco - BH); Igor Direne Neves (UNAFISCO- Varginha); Mário Bianchini (Com. Nac. Energia Nuclear); Alcebiades Ferreira Filho (Vice-presidente da Delegacia Sindical do Unafisco -Divinópolis); Edilson José Graciolli (professor Ciências Sociais Univ. Federal Uberlândia); Antonio Ataides Durães - Tatá Durães (sociólogo, militante do PT de Montes Claros); Antônio Augusto dos Santos (UNAFISCO - Delegacia de Divinópolis Secretaria de aposentados e Pensionistas); Carlos Roberto de Souza Marques (Ass. dos Serv. do Legislativo de BH -ASLEMBH); China (DA Física UFMG); Eru (DA Física UFMG); Gessy (Física UFMG); Gustavo (Biologia UFMG); Heraida Cyreli Raupp (Integrante da Rede Internacional de Mulheres Mineiras); Lívia (Direito UNISET); Marcelo (Jornalismo PUC); Rane (Letras PUC) Aline Ribeiro de Pádua (Arquiteta Bom Despacho); Soraya Baêta Lopes Talaveras (TRF- SACAT/Uberlândia); José Thomaz da Silva (Sec. Est. Fazenda Juiz de Fora) Carlos Roberto de Souza Marques (ASLEMBH); Manuela Ribeiro Barbosa (Com. Soc. UFMG); Nelson Arbex Hallack (Rec. Fed. Governador Valadares); Maria Angela Erthal Collier Simões e Rene Siliprandi Bozzo (UNAFISCO Gov.Valadares); Jaime Brandão (Juiz de Fora); Mário Alexis Campos de Azevedo (Com. Nac. Punidos da Petrobrás BH); Júnia Viana de Salles Mourão (Sec. Est. Fazenda- BH); Simeão Donizeti (UFU Uberlândia); Maria Raquel Gonçalves de Menezes (Inst. Prev. Est.-MG/BH); Antônio Atayde Durães (serv. púb. prefeitura Montes Claros); Maurício Mesquita Carvalho (Receita. Federal-Varginha);Daniel Marçal (ex-Pres.PT/Varginha-DS/UNAFISCO) Divamar Gomes Melo dos Santos (UNAFISCO- Uberlândia); Maria de Lourdes Fernandes (SINDIFISP); Luiz Benedito Lyra de Almeida (UNAFISCO Varginha); Adelmo José Leite (Petroleiros Contagem)

Pará
Iranilson Brasil (Diretor/UNAFISCO); Vera Lúcia Jacob (1º vice-presidente Regional Norte II ANDES); Neide Solimões (DM PT Belém e Direção CONDSEF); Silvia Leticia (Secretária Geral do SINTEPP); Nerci Maria Rezende (DR PTSecretária Jurídica o SINTEPP); Rose Messias (Diretora da UNEUfpa); Antônio Neto (diretor da UNE-UFPA); Raimundo Moura (Secretário Aposentados SINTEPP); Adelmar Barros, Lucimar Barbosa, Roseildes (Coord. Sub-Sede SINTEPP-Conceição do Araguaia); Almiralice Freitas (Coord. Sub-Sede SINTEPP-Dom Elizeu); Fredson Roberto, Simone Maciel (Coord. Sub-Sede SINTEPP-São Domingos do Capim); Deisilene Viegas, Itamar Cirqueira, Maria Livramento, Raimundo Neto (Coord. Sub-Sede do SINTEPP Parauapebas); Fabiano Nozosi, Elenilda do Socorro (Coord. Sub-Sede SINTEPP-Curionopolis); Lúcio Mauro (Coord. Sub-Sede SINTEPP-Breves); Luiz Felipe (Coord. Pólo SINTEPP-São Brás/Belém); Andréa Solimões (Coord. Pólo SINTEPP-Marambaia/Belém); Sil-Lena Calderaro, Maria Helena Costa, Saraiva, Jauber Leal, Jovino Piovezan, Maria Borges, Nara, Adelina, Maria Suely, Maria do Socorro, Alessandra, Regina Craveiro, Josiane Dias, Margareth Lobato, Rosangela Fonseca Dias, Lucia Farias da Rosa, Tony Leão da Costa (SINTEPP); Cedicio de Vasconcelos (DR PT e CONDSEF); Lena Paula Lima (Direção SINASEMPU); Luiz Carlos Ferreira, Bernardino Amazonas Batista, Paulo César Cardoso, Francisco Silveira da Costa, Jeremias Martins dos Santos (SINASEMPU);Milton (ASMITRA); João Santiago (DM PT Belém - Oposição de Luta SINTUFPA); Kátia Rosangela, Elenice Lisboa, Márcia Maués, Dorivaldo Martins, Afonso, Cláudio da Rocha, Maria Zila, Ivanilde Pinheiro, Maria Lélia, Américo Felipe (Oposição de Luta SINTUFPA); Joaquim Teixeira (AFSEPA/INSS); Carlos Ronald Azevedo (ASSINTRA); Benedito Pinheiro (Secretário Geral da ADUFPA); Maria Ohana Tutuca, Mauro Farias (ADUFPA); Adélia Benedita (Presidente da ADFCAP); José Luiz Moraes (1º Secretário da ADFCAP); Janira e Fabricio Gomes (DCE - UFPA); Rosiane, Sebastião Neto e Elison (CA Biblioteconomia - UFPA); Dayse e Cirlene (CA Comunicação - UFPA); Pedro Maia (Letras - UFPA); Rigler (Matemática - UFPA); Naide (Pedagogia - UVA); Max (Jornalista); Mauricio Matos (Ministério Público); Janilce Lucas (DA/Santarém-UFPA); Rosangela Ferreira (Comando de Greve da FUNASA); Rosiele (Comando de Greve do INSS); Ivo Guedelha Leão (Comando de Greve do Min. da Saúde); Rosa de Fátima (Diretora SINTPREVS); Pires (SEPUB); Agostinho (Comando de Greve Guarda Municipal-Belém); Clécio Barbosa (Coord. Associação Família Saudável); Salomão Moura (Coord. Associação Família Saudável), Simone das Dores, Marlene dos Santos (SINTSEP); Alcidema Coelho, Isaac Loureiro, Welton da Silva (NUARA); Carla Lagoia (MOEG); Marcio Amaral, Isaias Castelo Branco (Delegados Sindicais Sind. Trab. Rodoviários de Ananindeua e Marituba ); José Guimarães, Nonato, Paulo (Comissão de garagem Viação Forte); Francisco Lopes, Joel (Comissão de Garagem Che Guevara), Herles Damasceno (CIPA Viação Forte); Marciom, Max, Mauricio, Sócio, Edson, Sérgio Maia, Vicente Ferré, Duglacir, Roberto, Viola, Jorge, Arthur (Sind. Trab. Rodoviários de Ananindeua e Marituba), Marcio Solimões (SINDSESPA); Débora Maria Ribeiro Neves, Edimilson do Amaral Parente (Belém-PA); Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo (estudante-UFPA); Eliana Maria Ribeiro (Aeroviária-VARIG); Luiz Felipe do Carmo (SINTEPP-PA); Ângelo Carvalho (CEFET-PA); Silval Alves, Sâmara Carvalho, Maria de Barros, Cláudia Lopes (MPAGuajará); Raimundo (MPAMarighela), Andrei (Oposição de Vigilantes); Silvia Augusta (DM PT Castanhal); Gilbam dos Santos (UFRA); Sebastião Alves Tavares, Paulo Alves Magno (Comerciários); Michel Oliveira (Coord. Geral do DCE / C.A Geografia./Ufpa); Marcus Lobato (Pedagogia/Uepa); William Borges (C.A Enfermagem/Uepa); Fernanda Bandeira (Pedagogia/Uepa); Marcelino Lobato (Medicina/Uepa); Wilcléia Nunes (Ciências Sociais/Ufpa); Letícia Barriga (História/Ufpa); Miguel Alves (Executiva de Letras/Ufpa); Luiz Nogueira (DCE/C.A Mecânica/Ufpa); André Tavares (C.A Pedagogia/Ufpa); Carmem Lúcia-Kalú (C.A Pedagogia/Ufpa); Eduardo Pimentel (C.A Contabeis/Ufpa); Anderson Clayton (C.A Economia/Ufpa); Silvia (C.A Economia /Ufpa); Antonia Sheyla Melo (Serviço Scocial/Ufpa); Elaine Maciel (C.A Pedagogia/Ufpa); Juliana Nunes (C.Socias /Ufpa); Vanda Pantoja (C.A Geografia/Ufpa); Alcir Valente (C.A Geografia/Ufpa); Rogerio Miranda (C.A Geografia/Ufpa); Carlos Moreira (C.A Filosofia/Ufpa); Kleyton Roberto (C.A Letras/Ufpa); Adriana Feitosa (C.A Letras/Ufpa); Taís Souza (Letras/Uepa); Arlen César (D.A Castanhal / Cal-Ufpa); Claudemir Teixeira (Pedagogia /Ufpa); Gilmar Júnior (D.A Igarapé Açu /Uepa); Carlos Júnior (C.A História/ Ufpa); Alex Gonçalves (Administração/Ufpa); Débora Maria (Geografia /Ufpa); Bruno Horta (Pedagogia /Uepa); Marcio Freitas (C.A Engenharia Civil /Ufpa); Marinaldo Lobato (Engenharia Civil/Ufpa); Aline Gleice (C.A Geofísica/ Ufpa); Gustavo Souza (Geologia/Ufpa); Elaine (C.A Ciências Contábeis/ Ufpa); Herick Costa (Letras/Cametá- Ufpa); Tânia Silene (Pedagogia /Cametá Ufpa); Tânia Lucia (Pedagogia/Cametá Ufpa); Vanda Márcia (Matemática/ BrevesUfpa); Max Jorge (Letras /BrevesUfpa); Eleny Santos (Ciências/ BrevesUfpa); Maria Solange Pereira Fernandes (CA de Letras de Bragança/Ufpa); Elias da Silva Rodriguês (Executiva Nacional de Letras Cal Bragança); Cidclay Silva (Pedagogia Bragança/Ufpa); Reginaldo Brito (Letras/Bragança-Ufpa); Alan Guilherme (AgronomiaUfra); Marcos (Mocambo); Marcel Padinha (Pedagogia/Uepa); Maria Lúcia dos Santos (PFS); Douglas Diniz, Marisa Santos, Roberto Carneiro, Francisco Sales, Osvaldo Pena, Manuel Ovídio, Adriano Dias, Júlio César, Guilherme Silvio Filho, Vandenberg Pastana, Douglas, Wanglês Lima, João Campos (Militantes do PT)

Paraíba
Maria Aparecida Tavares Fialho Bezerra (ADUFPB João Pessoa/PB); Vitor Hugo Medeiros de Oliveira (CEFET-PB João Pessoa/PB); Luzimar de Medeiros Braga (João Pessoa)

Paraná
Daniel Maura Moreira (AFFEP/SINDICAL PR); Lea Ricci Pinheiro (Pol. Fed. Curitiba); João Ferreira Freitas Filho, Antonio Gomide (BC-Curitiba); Edvaldo Leandro de Barros (TRT-União da Vitória); José Nilvo Genova, Sebastião Celso Pereira, Luciana Maciel Fontoura (Curitiba); Delson de Almeida Souto (Min. Faz. Guaíra); Daniel Moura Moreira (AFFEP-Guaratuba); José Antonio Pereira (UFPR); Wilson Paes de Almeida (IAP-Londrina); Sergio Luiz Gadini (Professor-Un. Est. de Ponta Grossa); Rogério Calazans (Diretório Mun. do PT-Maringá); Rosemary Batista de Oliveira (Diretora do Núcleo Sindical SINDOCEFET-PR, unidade de Cornélio Procópio)

Pernambuco
Heitor Scalambrini Costa (Presidente da ADUFEPE); Fátima Massena (Presidente ADUFERPE); Ceres Figueiredo (Vereadora-PT/Olinda); Alberto Daia Filho (Diretor Unafisco/Recife); Rafael Leite, Elaine Carvalho (Diretores da ADUFEPE); Fernando Pinheiro (Presidente SINDAFISP PE); Luiz de La Mora, Valdilene Viana, Airton Castro, Evenildo Melo, Débora Koury, Antonio Protásio, Maria das Graças e Silva (Professores da UFPE); João Everaldo de Araújo, Glauce Rodrigues Oliveira, Meci Nascimento, Lenilson Rodrigues, Raimundo Nogueira (Servidores da UFPE); Kátia Albuquerque (Diretora Sintrajuf PE); Pedro Barros (Diretor DCE/UFPE); Tárcio Teixeira, (DA Ciências Sociais UFPE); Alexandre Lucena, Tereza Cintra (Estudantes da UFPE); Marta Lima Matos (Diretora ADUFERPE); Argus Vasconcelos de Almeida (Prof. UFRPE); Harrison Oliveira (Prof/Escritor); Risonilta Germano (Coord. Geral SIMPERE); Tereza Albuquerque, Maria José Barbosa (Diretoras SIMPERE); Joel Moura (Pres. SINDJUD); Eljo Tenório (Vice Pres. SINDJUD); Murilo Noronha (Dir. SINDJUD); Faustão (Diretor CUT/PE); Edilson Silva (Coletivo Socialista PE); Fábio Ferreira Simões (Diretor SINDFISCO PE); Anderson Rosal (Diretor SINDICONTAS PE); Susana Valéria (Vice. Pres. SISEMCG/Camaragibe); Reginaldo Muniz (Diretor SISMO/Olinda); Bernardo Weinstein, Eduardo Nascimento (Diretores da AATP); Fernando Ribeiro Vasconcelos (Receita Federal); Edinair Maria (Previdenciários-PE); Albanise Pires (MPU); Silvio Aires (Técnico em informática); Luiz Pereira (Conselho Estadual de Saúde); Agenor Ribeiro (Metrovi ário); Deveraldo Bezerra, Edson Figueiredo, Gênova de Lira Botelho (Diretório Municipal PT/Olinda); Carlos Renato Sousa Araújo (Desenhista Técnico); José Raimundo de Andrade Lima (Advogado); Zenóbio Lins Aragão (Banco Central); José Ferreira Nascimento (Urbanitários-PE); Celso Luiz Agra de Sá (Sec. da Fazenda-Recife); Germana Rodrigues de Souza Figueiredo (PT/Olinda); Isaias J. da Silva (Trib. de Justiça-Recife).

Rio de Janeiro
Movimento Regae PT; Isabel Cristina (FENASPS e CUT-RJ); José Roberto (CUT-RJ); Silaedson Juninho (Vice-Pres. UBES), Prof. Frederico José Falcão (prof. do Colégio Técnico da UFRRJ), Prof. Marcos Pedlowski (Pres. da ADUENF-Seç.Sindical Docentes UENF/ANDES-SN, Campos), Arlei Assucena (Asprev); Benedito Giovaldo Freire (Presidente do Unafisco Sindical - Niterói); Beto Bannwart (Cientista Social e membro da Rede de Ecosocialistas); Bruno Mathias (núcleo Dom Helder Câmara PT-RJ); Carlos Magno dos Santos Rocha (Núcleo do PT da Barra da Tijuca - Rio de Janeiro); Carmen Déa Freire Cozzolino (Núcleo Compartilha/RJ); Claudia March Souza (ADUFF Diretora do ANDES-SN Niterói); Cyd Carlos de Holanda Cunha (Núcleo Compartilha/RJ); Daniel Monteiro (Filosofia UERJ); Elídio Marques (Núcleo Compartilha/RJ); Geórgia (advogada ambientalista e direção Nacional da rede de Ecosocialistas); Henrique Maffei (Comando de Mobilização dos Estudantes UFRJ); Jessé Mendes de Moura (Conselho Fiscal da Fasubra); João Ricardo Matos (Ass. dos Moradores de Vigário Geral); José Nunes Costa (ANFIPERJ); Liliana Maiques (Marcha Mundial de Mulheres e funcionária SEPE); Luciano Coutinho (Setorial Meio Ambiente PT); Ricardo Herculano Bulhões de Mattos Filho (advogado); Luiz Tinoco Cozzolino (Núcleo Compartilha/RJ); Marcelo Freire Cozzolino (Núcleo Compartilha/RJ); Maria Clara Rodrigues da Silva (Núcleo Compartilha/RJ); Paulo Cresciulo de Almeida (ADUFF Niterói); Raimundo Nonato Portela (Secretaria de Formação Política - Diretor do SINTRASEF/RJ); Rafael (estudante Faetec); Rosely Gavinho Konder (UNAFISCO SINDICAL); Janete Luzia (Prof. E. Serv. Social-UFRJ), Fátima Guedes e Renato Aranha (Diretores da FETEERJ e do SINPRO-NIT/SGO), William (Pres. SINDSCOPE), Avanir (Pres. SINDIPERJ), Maria da Glória Silva (Pres. AFHEAN), Guiomar Vadez (Coord. Form. Pol. Sind. SINASEFE), Luiz Carlos Alves (Forum Fluminense Defesa Previdência Pública/UNAFISCO), Jaime de Bona (Sec. Geral SINFA), Eliane Slama e Jamil Moura (Coord. Geral SINTUFF), Sonia Lúcia e José Rocha(Dir. SINTUFF), Pedro Rosa, Ligia Antunes, José da Silva, Luciana Amaral (Comando de Greve do SINTUFF), Claudia Reis, Glauco Oliveira e Roberto Morales (Comitê de Luta Contra a ALCA), Ronaldo França (Pres. ASSUERJ e Dir. De. Reg. SINDSPREV/SG), Josemar Carvalho (SEPE-RJ e DM PT-Niterói), Ronei Aguiar (SEPE-RJ e Ex. PT-Itaboraí), Leninha (SINDSPREV-RJ), Sergio Feitosa (SINDSPREV Del. Leopoldina), Sandra Mendes (Co-fundadora do SINDSPREV-RJ), José Ricardo (ATSUSNSG), Luis Marins, Maria Neide, Marivane Fernandes (PAM 404), Paulo Cesar (ASFOC), Alípia dos Santos (SINDSPREV del. Baixada I), Denise P. Nascimento (Dpto. Est. Saúde SINDSPREV e Coord. ASAC/SES), Valéria Corsi (Dpt.Saúde Est. SINDSPREV), Carlos dos Santos/CHUY (SINTRASEF-RJ), Jorge Gomes (Saúde-Niterói), Mariá Casanova (Dpto.Est. Saúde Sindsprev), Vera Lúcia P. dos Santos (Dir. de Adm. SISEJUFE), Elmer Loreto e Wilson Roberto (Pres.e vice-pres. AFAMA), Celso Silva (AFAMA), Oswaldo Regis (AFAMA), Luiz Dias e Cirlene Biana (Pres.e Vice-Pres.financ. ASA), Georgina Lage (Pres. do Cons. Delib. da ASA), Rogério Carvalho (ASA), Ana Lúcia (ASA), Raquel T. Silva (ASA), Erica Natarelli (ASA) , Marly Montenegro (Vice-Pres. Sind. Med, Vet.), Carlito de Campos,Carlos Jair, Cley Miranda, Dalva Oliveira, Danira, Dircéa Longo, Everardo machado, Iolanda Bittencourt, João Gerhard, José E. de Castro, Juan Carvalho, Márcia Maciel, Maria Célia C. Soares, Maria Pacheco, Marlo Freitas, Norma Nobrega, Paulo R. Rosário, Rafael Malafaia, Ricardo Perlingeiro, Rosimeri Alcantara e Silvio Coelho (Funcionários Min. Abastecimento e produção Agropecuária -MAPA), Artur Olimpio (DFA), Tupinambá Gaspar (INEMET), Antonio Siciliano (SEIF), J. Rozario (SVA), José Neto (Correios), Renatinho (1º suplente de Vereador do PT-Niterói), José Luiz Macedo Soares (Presidente do núcleo de Cultura do PT/Petrópolis); Júlio Ambrózio (Tesoureiro núcleo de Cultura PT/Petópolis); Alvaro Luiz Kahn Zanatta (Secretário núcleo de Cultura PT/Petópolis); Aldimar (Coord. Setorial Comunitário PT-RJ), Miguel Malheiros (DM-PT-Niterói), José Luiz (PT/Núcleo de Cultura/Petrópolis), Honorio Luiz (PT-Niterói/História-UFF), Jessé Luz (PT-Duque de Caxias), Douglas Pinheiro, Márcio Malta, Afonso Madureira, Taís Coutinho (DCE-UFF), Rodolfo Lobato, Rosenildo Fausto, Evandro Junior e Mariângela Caetano (Estudantes - UFF), Fausto (Vice-Pres. CA Veterinária/UENF), Jedson (Estudante-UENF), Karine Cordeiro (Estudante-UFRJ), Patrícia (Delegada UNE Feuduc), Martynha Mendonça, Josie Lessa e Rodrigo Dutra (Delegados UNE-Estácio de Sá), Rubia Barreto (Estudante-Estácio de Sá), Alexsandro Mesquita (Delegado UNE/UNIVERSO), Ana Cláudia/KAU, Patrícia Araújo, Sandro Gomes e Janaina Teclat (Estudantes UERJ), Fabiano Amaral (Direito-UCAM), Maiara (CA-História SUAM), Ismael(História - SUAM), Ana Corina (Estudante-Gama Filho), Leo Ibase e Lucia (UEDC), Luciano Franklin, Arionaldo Aragão , Patrícia Mesa, Naylla, Alcleir Gomes(UMES Itaboraí), Carlos Tucci e Eduardo Silva (URES-Região dos Lagos), Airon Pinto Freixo (AMEC/Arraial do Cabo-Grêmio 20 de Julho), Rafael Borges, Mariana Ferreira, George Miranda, Tassia , Murillo Mendes, Hugo Batista e Felipe (Pró-UMES-Rio Bonito) , Letícia Nespoli, Hans Miller e Edino Simione (Frente de Grêmios SG), Olivia Gomes e Leandro (Grêmio do Henrique Lage), André Felipe e Douglas Pimenta(Grêmio do Herdy), Livi (Grêmio do Guadajara), Eni Silva e Kiko (Grêmio Pandiá Calogeras), Weberton Melo e Viviane do Rosário (Grêmio do Adélia Martins), Sergio Ferreira Gomes (Grêmio Dorwal), Aline (Grêmio Pablo Neruda), Lopes, Eloísa e José (Grêmio do CEBRIC), Adriana Vicente (Pró-Grêmio - CIEP 089), Hélio Costa (Pró-Grêmio - Lia Márcia), Erondino Lima (Pró-Grêmio Hélio Rangel), Glaucielane Pró-Grêmio Raimundo Correia), Patrícia Miranda da Silva, Luciana de Carvalho, Marina Nunes, Rafael Brandão, Leonardo e Carla Renata Petini (Pró-Grêmio Hilário Ribeiro), Danilo e Rodolfo Lins (Oposição Grêmio CIEP 476), João Paulo (Oposição-Col. Marcos Freitas), Vinicius, Junior, Raquel Rangel, Renata Iara Fernandes da Luz, Warley Eduardo (Estudantes-Liceu Nilo Peçanha/Niterói), Andressa Oliveira (EE Minas Gerais), Gessica da Silva (Col. Macedo Soares), Edino Simione (JCS-SGO), Mabeli Silva e Carol Dique (Pré-vestibulandas) Rosane Madeira Cony (Assistente Social); Delton Silva Pestanha (Professor-RJ); Moacir Ferreira Lima (Receita Federal); Rogério de Souza Fernandes (pres. da ASFIA); Danilo Moreira de Azevedo (IBGE);Maria Helena Martins Coelho (Prefeitura-RJ); Sergio de Souza Brasil Silva (Professor); Mauro Silveira, Carlos Magno dos Santos Rocha, Ivam Miranda Frias (PT/RJ); Luís Carlos Reis e Rômulo Garcia de Andrade (Professores da UFRURAL); Herez Pereira dos Santos (advogado); Maria Batriz C. de Lacerda Werneck (UNAFISCO); Reinaldo Gonçalves (Economista-UFRJ); Rogério Alves de Meirelles (ex-pres.PT S.João da Barra-IBGE-Campos); José Antonio Ázara (AFAETERJ); Daniel Negreiros Conceição (Economia-RJ); Sara Granemann (Prof.UFRJ-GT Seg.Social/ADUFJR/ANDES); Mauro Campos (Brasil Indignado-Niterói); Nestor Hollanda Cavalcanti, Antonio Torreão de Azevedo, Regina Alves Ávila, Mirian de Oliveira Martins, Ivan Mendes de Morais Divivier (RJ); Joel Rodrigues da Silva (Min. da Marinha-RJ); Rafael Gomes (marketing-Estácio de Sá); Henrique Sérgio Veiga (Urbanitário-RJ); Marcos Sales (ASPREV-RJ); Wagner Costa (CNEN-RJ).

Rio Grande do Norte
Alexandre Albuquerque Maranhão (Vice Presidente SINDLIMP/RN Membro DM-PT/Natal); Almir Serra Martins Menezes Filho (Dir. ANDES/Doutor em Matemática); André Luis Cabral de Lourenço (Profº da UFRN/Doutor em Economia); Carlionaldo Miranda do Nascimento (Pres. Grêmio Est. da Esc. Est. Dulce Wanderley-Natal); Douglas Urbano Vale de Souza (Pastor Evangélico); Fernando Lucena Pereira dos Santos (Membro Diretório Estadual PT/RN Pres. SINDLIMP/RN); Francisco de Oliveira Araújo (Dirigente do CDBI-Natal -Centro Desportivo de Igapó); Gilson de Vasconcelos Torres (Tes. da ADURN/Doutor em Enfermagem); Iêda Salviano de Oliveira (Titular do Conselho Superior de Administração/UFRN); Ismael Martiniano Silva (Coord. Geral do SINTEST/RN); João Batista Dantas (Tesoureiro PT/Ceará-Mirim); João Maria Assis Ferreira (Dirigente SINDÁGUA); José Gilberto Dias Xavier (Coord. Aposentados do SINTEST/RN); José Humberto de Araújo (Pres. Associação dos Docentes da UFRN); Manoel Euflausino Pereira Filho (Coord. Formação do SINTEST/RN); Manuel Claudemir Silva Caldas (Cons. Representantes ADURN/Mestre em Matemática); Márcia Maria de Oliveira Bezerra (Profª da UFRN/Doutora em Economia); Marcos Antônio Ferreira da Silva (Membro DM/PT-Natal); Maria de Lourdes de Souza (Coord. Formação do SINTEST/RN); Reginaldo Nunes de Oliveira (Pres. PT-Brejinho); Renilson Alves de Sousa (Membro Conselho Fiscal do SINSENAT); Sandro de Oliveira Pimentel (Titular do Conselho Superior de Administração/UFRN); Sônia Maria da Silva (Titular do Conselho Fiscal SINTEST/RN); Tomaz Sarto Pires de Albuquerque (Coord. Formação do SINTEST/RN); Wilson Duarte Costa (Pres. CMP/RN Séc. SINDLIMP/RN); Eliomar Arruda (Natal-RN)

Rio Grande do Sul
Luiz Carlos Lucas (ADUFPEL Presidente do ANDES-SN Pelotas); Neida Oliveira (1ª Vice Presidente CPERS/Sindicato Porto Alegre); Enrique Morales (Executiva Estadual- PT); Céres Maria Torres (ADUFPEL Diretora do ANDES-SN Pelotas); Roberto Schneider (Executiva Nacional CMP); Mário Maestri (historiador-POA); Marcos Kramer (Presidente ADUCPEL Pelotas/RS); Ruben Salazar (Vereador- PT- Bagé); Salete Maria Possan Nunes (Direção CPERS/Sindicato - Passo Fundo); Jucele Azzolin Comis (Direção CPERS/Sindicato Lajeado); Afonso Schwengber (Diretor do Sind. Comerciários de Santa Cruz do Sul); Maria Aparecida Prado (Direção CNTE); Angelo F. Maffissoni (APROFURG Diretor do ANDES-SN Rio Grande); Méri Rosane Silva (Presidente APROFURG Rio Grande/RS); Zélia Marilene Borges Gomes (Representante de Base CNTE); Selson Ricardo Friederich (Vice-Presidente do Sind. Comerciários de Santa Cruz do Sul); Mario Morales (Executiva Municipal- PT - Bagé); Jorge Saraiva (diretor da Associação dos Pilotos da VARIG APVAR/Porto Alegre); Antonio Silvio Hendges (Presidente PT Soledade); Solange Moreira Merber (Direção CPERS/Sindicato - Camaquã); Cristiano Landgraf (Presidente Sind. Vigilantes Rio Grande); Iliete Citadin (Secretária de Transporte da Prefeitura de Viamão / Movimento de Mulheres); Ana Elusa Rech (Membro da Coordenação Estadual da CMP - Central de Movimentos Populares); Jussara Cabeda (Executiva Zonal 114 PT POA); José Flávio Martins da Silva (Vice Pres. Municipal PT- São José do Norte); Abel Luiz Toledo (Eletrotécnico Capão da Canoa); Abel Toledo (Diretório Municipal- PT- Capão da Canoa); Adão de Paula da C. Quoos (Trabalhador da Iniciativa Privada São Borja); Adriana Hahn (Representante de Escola Carazinho); Adriana Antunes de Souza (Receita Federal-Uruguaiana); Adriano Werner (Grêmio Estudantil Capitão); Alexandre Kasburger (Funcionário Público Santa Cruz); Alexandre Netto (Executiva Municipal PT Arroio dos Ratos); Alexandre Peixoto (Secretário/ Executiva PT São Francisco de Paula); Alexandre Silva (Vigilante/POA); Alexandre Wehby (Sindicato dos Funcionários do Banco Central - SINAL); Alfreu Diego Portela de Lima (Operário de Obras Soledade); Almerinda Walau Schossler (Representante E. E. Tancredo Neves Santa Maria); Alveni Diehl (Direção CPERS/Sindicato Carazinho); Alzira Maria Lopes Carini (Direção CPERS/Sindicato Lagoa Vermelha); Alzira Soares de Ávila (CMP Municipal/POA); Amanda Luiza Greiner (Comerciaria/Santa Cruz); Amauri Magnus Germano (Pres. do Sindicato dos Mun. de Capão da Canoa); Ana Beatriz Campos Chaves (Servidora Pública Federal- PT Montenegro); Ana Beatriz dos Santos (Representante de Escola Cruz Alta); Ana Cezimbra (Militante PT Montenegro); Ana Cristina R. da Silva (Agente Educacional Passo Fundo); Andiara S. dos Santos (Comerciaria/Santa Cruz); André Libório de Oliveira Torres (Direção CPERS/Sindicato Osório); André Caon Barros (SINDTTEN-Chuí); Anelise Hackbart Porn (Unafisco Sindical - DSPA/RS); Ângela Isabel Parise (AFOCEFE - SINDICATO); Ângela Marcia de Souza Rodrigues (Direção CPERS/Sindicato Camaquã); Angela Medeiros de Assis Brasil (Professora São Gabriel); Angélica Niedele (Professora Tenente Portela); Angelo Everaldo dos Santos Lopes (Comerciário/Santa Cruz); Antonio Arlan (Professor Esteio); Antonio Carlos Martins da Cruz (ADUCPEL Pelotas); Arlete Teresinha Kretschmann (Professor Tiradentes do Sul); Armando Hammes (Professor Aposentado Lajeado); Ascânio C. Gomes (Associado do SINTRAJUFE/RS); Astor Henrique Nagel (Representante Conselho Geral CPERS/Sindicato Três Passos); Áurea de Lourdes de Campos (Assistente de Núcleo Lagoa Vermelha); Bento Romualdo de Matos (SINDTTEN - Sindicato dos Técnicos da Receita Federal Porto Alegre); Bernardo Côrrea (Estudante de Ciências Sociais- UFRGS); Breno Machado (Executiva Municipal PT - São José do Norte); Bruno Augé Ferreira (SINTERGS - Sindicato dos Técnicos Científicos do Estado do Rio Grande do Sul); Camila Pacheco (Centro de Estudantes Ciências Sociais- UFRGS); Carlos Alberto da Fonseca Pires (Diretoria da SEDUFSM Santa Maria); Carlos Alberto da Silva (Militante- PT Cachoeira do Sul); Carlos Alberto Fernandes Corrêa Potoko (Del. SINDSEPE - SantAna do Livramento); Carlos Alberto Xavier Garcia (Professor São Gabriel); Carlos Alfredo Fredrich (Comerciário/Santa Cruz); Carlos Wilson R de Figueiredo (Suplente Cons. Geral CPERS/Sindicato P. Alegre); Carmem Dotto (Representante Estadual dos Aposentados); Cassio Menezes (Estudante de História-UPF); Cecília Margarida Schmitt Oliveira (Direção CPERS/Sindicato Rio Grande); Celito Luiz Lorenze (Direção CPERS/Sindicato Carazinho); Celso Dalberto (Representante Geral CPERS /Sindicato Passo Fundo); César Madruga (Ferroviário- PT Bagé); Christian Silva Santos (Secretário Geral Sintect/RS); Claudia Simone Costa de Farias (Agente educacional Guaíba); Cláudio Carvalho (Diretório Municipal- PT- São Vicente do Sul); Cláudio Cesar Dutra de Souza (sindicato dos Psicólogos do RS/SIPERGS); Claudio Coimbra Teixeira (ADURGS); Claudio Ribeiro dos Santos (Pres. da AGASAI-POA); Cláudio Corrêia (Vigilante- PT/POA); Claúdio Gerlach (Centro de Estudantes de Biblioteconomia- UFRGS); Cláudio Jorge da Silva Dias (CMP Regional Centro sul); Cleber Alexandre Soares de Ávila (CMP Regional Centro sul); Cleci Telles de Andrade (Suplente Conselho Geral CPERS/Sindicato Cruz Alta); Cleonice Salete Boeira Bao (Direção CPERS/Sindicato Lagoa Vermelha); Cleusa Teresinha de Oliveira (Representante Conselho Geral CPERS/Sindicato Santa Maria); Clóvis da Rocha (Industriário Teotônia); Conceição Osório Sales (Direção CPERS/Sindicato Carazinho); Dalva Aparecida Corrêa Lopes (Representante de Escola Cruz Alta); Dalva da Silva Maidana (Representante de Escola Cruz Alta); Dalva Gomes (CMP Regional Centro sul); Dalva Medina (Diretora SindSaúde/ Poa); Daniel Daltoé (Militante PT - Caxias do Sul); Agnaldo de Paula (Centro de Estudantes de História- UCS - Caxias do Sul); Danilo Caçapava (Diretor SindSaúde/ POA); Danilo Martins Galimberti (Aposentado Soledade); Dão Real dos Santos (Sec. Adjunto da UNAFISCO/POA); Deise Sandra Alves de Souza (Agente Educacional Osório); Deivid Mathos (Estudante Escola Inácio Plang); Delmar Soares Cardoso (Direção CPERS/Sindicato Carazinho); Delurdes Souza da Costa (Professora de Capão da Canoa); Diego Aristimunha (Presidente Grêmio Estudantil Silveira Martins Bagé); Diogo Alves (Centro de Estudantes de Direito- UFPEL); Diogo Romeu Moreno (CMP Regional Centro sul); Dioneia Lopes da Silva (Pres. Assoc. dos Portadores de LER APLER Porto Alegre); Edison Guerreiro (Professor/POA); Edna Von Zeidler da Silva (Representante Conselho Geral CPERS/Sindicato Guaíba); Edson G. Sotoski Soares (Suplente Conselho Geral Carazinho); Edson Luis Sperandio (Professor Tiradentes do Sul); Eduardo Ribeiro (Estudante CEFET- Pelotas); Eliane Lovatto Quoos (Trabalhadora da Iniciativa Privada São Borja); Eliane Pederzolli (CPERS Pelotas); Emerson Lindomar Pereira Dias (Comerciário/Santa Cruz); Elizabeth Martinez N. da Silva (SINDFAZ-Pelotas); Emilio Turelly Pivatto (Serv. Púb. Federal Bom Retiro do Sul); Erni de Paula Ferraz (Diretor do Sind. Comerciários de Santa Cruz do Sul); Estevan Campos (Centro de Estudantes Ciências Sociais- UFRGS); Esteven Kersting de Farias (Laboratorista- PT Viamão); Everlete Klein Trisch (Assistente de Núcleo Osório); Fábio Duarte (Grêmio CEFET- Pelotas); Fábio Vietti dos Santos (UNAFISCO SINDICAL); Fabricio Duarte (Grêmio CEFET- Pelotas); Fabricio Nunes (Advogado- Militante PT Dom Pedrito); Fátima da Silva Marroni (Professora Passo Fundo); Fernanda Bordin Tocchetto (Arqueóloga); Fernando Roque Tosatti (Direção CPERS/Sindicato Lagoa Vermelha); FernandoWagner (Coordenação Municipal CMP/POA); Gabriel M. Moreira (SPF-Santa Maria); Sonia Sarai Soares (líder comunitária da região Glória Cruzeiro POA); Marlene Pereira (delegada do OP Restinga); Alexandro Lisboa (Coordenação da CMP região Restinga); Filomena Mardero (Direção CPER/Sindicato Cruz Alta); Genecy dos Santos (Agente Educacional Camaquã); Geraldina Ferreira de Matos (Pres. da AGITRA/POA); Gil Franeiro (Militante PT- Gravataí); Gilberto Beutler (Conselho Geral CPERS/Sindicato Soledade); Gilberto DAvila Coelho (Professor/POA); Gilmar Cirne (Vice-Pres. Zonal 112° PT/POA); Gilnara Santos (CPERS/Sindicato); Guilherme Menegom (Estudante de Biologia- UPF); Guilherme Menegon (Universitário- Passo Fundo); Helga Anita Krause Feliciano (Representante Conselho Geral CPERS/Sindicato São Borja); Hélio Micheletto (Representante Sindicatos dos Servidores Municipais, Ibirapuitã); Henrique Tolotti Ennes (Guaíba); Herculano Spodoro (Advogado- Gravataí); Hopi Chapman (Videomaker); Ieda Josiane Schmitt (Direção do PT Cruz alta); Iolanda Gabriela de Oliveira (Direção CPERS/Sindicato Lagoa Vermelha); Iria Reichardt (Professor Tiradentes do Sul); Isabel Cristina O Saraiva (Direção CPERS/Sindicato Osório); Isolda Dutra (Executiva Municipal PT -Arroio dos Ratos); Israel Dutra Diretor Região Centro CMP Porto Alegre); Ivan Manoel da Silva (CMP Regional Centro sul); Ivanio Lima Martins (Direção CPERS/Sindicato- Carazinho); Izaura Ozório Sales (Direção CPERS/Sindicato Carazinho); Jacqueline Marques (Professora Municipal Canoas); Jaime Luis da Rocha (Agente Educacional Três Passos); Jair Carlos Rizzatto (Professor Passo Fundo); Jair Dossena Espíndola (Suplente Cons.Geral CPERS/Sindicato Soledade); Jairo Perondi da Silva (CMP Regional Centro sul); Janaína Silveira (Professora/POA); Jerônimo Sartori (Professor Lagoa Vermelha); Jessé Silva das Neves (Sindiágua Passo Fundo); Joana de Pinho (Arqueóloga); João Oscar Painez da Silva (DAER Passo Fundo); João Roberto Rocha de Oliveira (Unafisco Sindical e militante do PT); Jorge Duarte Barbosa (Cons. Estadual de Educação P. Alegre); Jorge Luiz N. Passos (Receita Federal-Jaguarão); José Antonio da Costa (PT-POA); José Francisco Batista Miller (Direção CPERS/Sindicato - São Gabriel); José Mondadori (Cir. Dentista Capão da Canoa); José Paulo Arnold (Direção CPERS/Sindicato Passo Fundo); José Roberto Paladine (IBGE- PT- Viamão); José Rogério da Silva Pacheco (E.E. Ensino Médio Cilon Rosa Santa Maria); Juarez Porto (Sindiágua Passo Fundo); Jucemara Dalberto (Professora Passo Fundo); Jucineide Tavares de Menezes (Representante dos Aposentados Passo Fundo); Jurandir Silva (Estudante de Agronomia- UFPEL); Jussara Bastos dos Santos (Direção CPERS/Sindicato Porto Alegre); Katia Terezinha Rodrigues (Representante de Escola Cruz Alta); Laura Souza Fonseca (ADUFRGS Porto Alegre/RS); Lauri Pires (Diretor do Sind. Comerciários de Santa Cruz do Sul); Léa Luciana Galle (Professora Municipal Bom Retiro do Sul); Leandro Neutzling Barbosa (Direção CPERS/Sindicato Camaquã); Leda Carmen Wulff Gobetti (Professora Universitária/POA); Leda Maria Lemos Porto (Representante de aposentados Passo Fundo); Leonardo Ferreira (Marceneiro- PT São Leopoldo); Leonel de Oliveira Santos (Brigada Militar Passo fundo); Leonice Slongo (Professora Lagoa Vermelha); Liane W Vogel (Suplente Cons. Geral CPERS/Sindicato Lajeado); Lilia Maria dos Santos Oliveira (Direção CPERS/Sindicato Osório); Lisandro Marcio Signori (Vice-diretor da Seção Sindical RS do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União - Sinasempu); Lisiane Piffero Camargo, Otávio Martins Amaral (POA); Loiva Pellizzari Machio (Professora P. Alegre); Loreni Santos Dias (Vigilante/ CMP Municipal/POA); Luci Sartori (Secretária FENORG Lagoa Vermelha); Lucia Maria Karan (Jornalista); Luciana Melchior (Universitária Carazinho); Luciana Neves Loponte (Cordenadora de Políticas de Ação SINASEFE - Seção Sindical Sapucaia do Sul); Luciano Kamitz (Militante PT Gravataí); Lucirene Moura Chaves (CMP Regional Centro sul); Luís Eduardo de Souza Robaina (Sindicato dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria - Filiado ao PT); Luís Acosta Argiles (SantAna do Livramento); Luiz Afonso Pacheco (ex-Pres. Municipal do PT Butiá); Luiz Fernando Kist (Comerciário/Santa Cruz); Luiz Osmar Sutil (Professor Lagoa Vermelha); Luzia Hermann (Conselho Geral CPERS/Sindicato Taquari); Maderlen do Carmo Robaina (Direção CPERS/Sindicato Osório); Magda Ieda de Vargas Brasil (Assistente de Núcleo CPERS/Sindicato - Camaquã); Magda Suzana Pasuch (Direção CPERS/Sindicato - Cruz Alta); Maicon Passini (Secretário da União de Estudantes de Santa Cruz); Maira Iara de Farias Avila (Direção CPER/Sindicato - Guaíba); Manoel Jose Trindade Teixeira (Diretor do Sind. Comerciários de Santa Cruz do Sul); Marcelo Ramos Oliveira (UNAFISCO - DSPA - Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Delegacia Sindical de Porto Alegre); Márcia Alessandra Feliciano (Professora São Borja); Marcia de Medeiros Barille (Direção CPERS/Sindicato Passo Fundo ); Márcio Leandro Sales (Diretor do Sind. Comerciários de Santa Cruz do Sul); Márcio Pereira (Diretório Municipal- PT - Bagé); Maria Aldina Rocha Gonçalves (Direção CPERS/Sindicato Rio Grande); Maria Amalia de O. Dreyer (Direção Central CPER/Sindicato Porto Alegre); Maria Antonia Lima Brizola (Direção CPERS/Sindicato Osório); Maria Aparecida de Souza (Profª Aposentada Capão da Canoa); Maria Beatriz Penteado (PT - Viamão); Maria Catarina Brum (Cons. Regional CPERS/Sindicato- São Luiz Gonzaga); Maria Claudete O. Ferreira (Agente Educacional Passo Fundo); Maria Conceição Coelho Batista (Professora P. Alegre); Maria Conceição Prestes (Pres. SindSaúde/ Bagé); Maria da Graça Lopes (APLER Porto Alegre); Maria de Fátima Contreira (Direção CPERS/Sindicato São Borja); Maria de Fátima O . Pedroso (Direção CPERS/Sindicato São Borja); Maria del Mar Solbas Lopez (Filiada ao Sinal/RS Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central); Maria Elizabete da Rosa (Direção CPERS/Sindicato Taquari); Maria Helena Aveline (Sindicato dos Técnicos Científicos do Estado do RS.); Maria Helena Aveline (Servidora Pública Aposentada); Maria Isabel dos Santos Lopes (Assistente de Núcleo São Gabriel); Maria José Martins Chaplin (Diretora APROFURG Rio Grande/RS); Maria Norma Dumer (Professora - Camaquã); Maria Rosa Marquesin (Agente Educacional Três Passos); Maria Roselaine Portela de Lima (Professora Soledade); Maria Salete Oliveira (Representante de Escola São Borja); Maria Tereza Zatti (Profª Aposentada Porto Alegre); Maria Wolff (Membro da 16° Zonal PT/POA); Mariângela da Silva Alexandre (Direção CPERS/Sindicato Camaquã); Marilei Morgenstern (Assistente de Núcleo CPERS/Sindicato Três Passos); Marilia Cristina S Minio (Agente Educacional Tramandai); Marinete M. de Melo (Cons. Regional CPERS/Sindicato- São Luiz Gonzaga); Marinis de Lourdes S de Souza (Representante Conselho Geral CPERS/Sindicato Tramandaí); Mario Augusto Silva da Paz (APTAFURG Rio Grande/RS); Marisa Gomes Lopes (E.E. Castelo Branco Santa Maria ); Marlene Scherer de Freitas (Agente Educacional Tramandai); Marli Aparecida de Souza (Direção CPERS/Sindicato - Torres); Marliane Ferreira dos Santos (Direção Central CPERS/Sindicato); Marlova Schmidt (Assistente Social- PT); Marta Cristina P. Braga (Representante de Escola São Borja); Marta Elsa Katuraric (Professora Osório); Mateus Silveira Flores (ciências sociais-Federal Santa Maria); Maurício Prado Becker (Dentista-PT); Mauro Fernandes Ribas (Servidor da Corsan (São Jerônimo); Milene Luz (Diretora CMP Municipal Porto Alegre); Milton Herbert (Servidor da Justiça Fórum Camaquã); Miraci Teran (Direção CPERS/Sindicato Passo Fundo); Mirela Medeiros Barboza (Servidora Pública-PT); Miria T Gasparotto (Mov. de Mulheres Capitão); Moisés Ferreira Brito (Membro Zonal 114°- PT); Mônica Torres Bonatto (Conselho Geral CPERS/Sindicato P. Alegre); Nadir Teresinha Duarte Pillar (Representante do Instituto Padre Caetano Santa Maria ); Nair Dierings (Professor Tiradentes do Sul); Napoleão Siloe Pellegrino (Membro da Executiva PT MUNICIPAL Guaíba); Nazareno A. Martins (SINTRAJUFE/RS, filiado à FENAJUFE.); Neiva Maria Pinheiro Reginatto (Direção CPERS/Sindicato Camaquã); Neiva Matos Moreno (Central dos Movimentos Populares (CMP) Executiva Estadual); Neiva Rissi Giongo (Rep. Escolar CPERS/Sindicato Capitão); Nelson Grossmann (Grêmio Estudantil Capitão); Nelson Pereira (Delegado Sindical Sindiágua- Corsan - Canela); Nevitão Corrêa França (Núcleo PT CARRIS); Nilva Braatz (Diretora do Sind. Comerciários de Santa Cruz do Sul); Nilvar Tereza Frizon (Sindsepe Passo Fundo ); Norma dos Santos Machado (Representante Conselho Geral CPERS/Sindicato Passo Fundo); Norvan Welker (Estudante Secundarista Santa Cruz); Odete do Amaral Marcolan (Representante dos Aposentados Passo Fundo); Olanda Braatz (Comerciaria/Santa Cruz); Olivio Monfron (Professor São Gabriel); Oriovaldo de Oliveira Britto Filho (Agente Educacional São Borja); Paulo Cesar Anhaia (Movimento Popular Carazinho); Paulo César Machado dos Santos (Direção CPER/Sindicato Cruz Alta ); Paulo Cesar (Pres. Grêmio Estudantil Kurt Walzer); Paulo Roberto Fonseca (Direção CPERS/Sindicato Rio Grande); Pedro Canabarro (diretor da Associação dos Pilotos da VARIG (APVAR) Porto Alegre/RS); Pedro Coelho Júnior (SPF-Santa Maria); Pedro Moacir Moreira (Direção CPERS/Sindicato - São Gabriel); Policarpo Paiva (Servidor Público FASE/RS- PT/POA); Públio Ferrari (Militante PT Rio Grande); Raoni Teixeira (Estudante de Econômia- UFRGS); Reinaldo Everton de Souza (Universitário Carazinho); Reinécio Gomes Pinheiro (Professor Lagoa Vermelha); Rejane Terezinha dos Santos (SEDUFSM Diretora do ANDE-SN Santa Maria/RS); Ricardo da Silva Freitas (Pres. do Centro de Auditores Externos do TCE/RS); Ricardo Pereira (Representante Comercial); Ricardo Schiavoni (Membro da 16º Zonal PT/POA); Roberta Silveira (Fisioterapeuta); Roberto Luiz Koetz (Diretor da ASSIBGE Sindicato Nacional/núcleo RS - Vice-presidente do PT de Tramandaí/RS); Roberto Martinho Pinto (Cortador PT- Viamão); Roberto Rossi Jung (jornalista-POA); Roberto Zanatta (Conselho Geral CPERS/Sindicato Encantado); Rodrigo Santana (Diretório Municipal PT Gravataí); Rodrigo Tirolla (Grupo Desobedeça GLBT); Ronald Souza (Coordenação Municipal CMP Porto Alegre); Rosa Maria Reckziegel (Funcionária Pública); Rosana Grigoletto dos Santos (Suplente Conselho Geral CPERS/Sindicato Torres); Rosane Maria Silveira (ASTC-POA); Rossano Eschevarria (Centro de Estudantes de Geografia- UFPEL); Sandra Pereira Weber (Direção CPERS/Sindicato Camaquã); Sarah Amaral (Centro de Estudantes de História- UFRGS); Saulo da Rosa Jr (Estudante Antonio Vieira); Sedenir Bernardi (Vigilante- PT/POA); Sérgio Cassal (ADUFPEL Pelotas/RS); Sérgio Perondi Silva (CMP Regional Centro sul); Silvério José Stölben (Comerciário/Santa Cruz); Silvio Wolff (Membro da 16° Zonal PT/POA); Simone Silva dos Santos (Agente Educacional Tramandai); Sonia Baldissera (Agente Educacional - Arvorezinha); Sonia Teresinha Balest (Conselho Geral CPERS/Sindicato Três Passos); Sueli Berté (Professora Aposentada Lajeado); Susana Maria dos Santos (Professora Arroio do Meio); Suzana Dornelles (Militante da 16° zonal PT/POA); Tânia Maria Drey (Militante PT -Gravataí); Tania Marisa Borges de Melo (Aposentada Santa Maria); Tania Mariza Vieira da Silva (Professora São Gabriel); Tanira Alfaro Dias Bettim (Direção CPERS/Sindicato São Borja); Teresinha do Carmo da Rosa (Direção CPERS/Sindicato - Osório); Tereza Guimarães (Direção CPERS/Sindicato Guaíba); Teresa Ferreira Haase (TRF 4ª Região-POA); Terezinha Bullé da Silva (Direção CPERS/Sindicato Passo Fundo); Thiago Reghelin (mitante PT); Tusnelda Bonugli (Direção CPERS/Sindicato São Borja); Ubiratan Porto (Advogado Capão da Canoa); Valmor Domingos Bernardi (CMP Regional Centro sul); Valmor Fontana (Suplente Conselho Geral CPERS/Sindicato- Passo Fundo); Valni Iolanda dos Santos Salaberry (Conselho do Núcleo Rio Grande); Vania Regina Lima Avila (E.E. Erico Veríssimo Santa Maria); Vera Lúcia Rodrigues (Direção CPERS/Sindicato Camaquã); Vera Lúcia Rodrigues de Souza (Assistente de Núcleo Guaíba); Vicente Ribeiro (Estudante de História- UFRGS); Vilmar Soares Veiga (diretor jurídico do Sindfaz-RS); Vitor Guilherme Ruschel (Caxias do Sul); Zeli Delurdes Bearzi (Direção CPERS/Sindicato Lagoa Vermelha); Zilda Maria B. Ferreira (Agente Educacional Camaquã


https://clajadep.lahaine.org