Clajadep :: Red de divulgación e intercambios sobre autonomía y poder popular

Imprimir

Belo Horizonte: A pesar de la “tregua” del MST, grupos de sin tierra ocupan sede del Incra

10.12.03

Vea fotos en Indymedia Brasil

Na tarde desta terça-feira, dia 09 de Dezembro, 320 integrantes dos Movimentos Terra, Trabalho e Liberdade e dos Trabalhadores Sem Teto e Desempregados ocuparam a sede do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Belo Horizonte. Os trabalhadores chegaram ao prédio por volta de 14:00 e a ocupação ocorreu sem maiores incidentes.
Os trabalhadores têm como objetivo pressionar o INCRA, já que em 2003 nenhuma das 1800 famílias de ambos os movimentos foi assentada, apesar das promessas feitas pela superintendência do órgão.
Novamente os sem terra identificam o Poder Judiciário como um dos principais empecilhos para o andamento da reforma agrária no estado, já que desde o ano passado o Judiciário anulou a desapropriação de nove fazendas consideradas improdutivas pelo próprio INCRA, e vem sistematicamente se recusando a receber representantes dos trabalhadores.
O superintendente do INCRA em Minas Gerais, Marcos Helênio, considera que a pauta de reivindicações do MTL e MSTD traz uma série de pontos insolúveis no momento, como a emissão de posse de áreas declaradas improdutivas, mas que ainda estão em litígio, e apesar do caráter pacífico da ocupação, informou que entrará nesta quarta-feira com o pedido de reintegração de posse do local e que não irá dialogar enquanto durar a ocupação. Os trabalhadores, por sua vez, pretendem se manter no local até que suas demandas sejam atendidas.

Email:: bh@midiaindependente.org
URL:: http://www.midiaindependente.org


https://clajadep.lahaine.org