Clajadep :: Red de divulgación e intercambios sobre autonomía y poder popular

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Junto a la debacle del PT, crece la discusión e intercambios sobre autonomía

29.09.05

Caro Euler e tod@s,

Achei muito produtivo o debate que segue. parabens por ter incitado. Mas para
mim, ainda pairam muitas duvidas a repeito de praticas e queria compartilhar
com vcs, recebendo criticas e/ou sugestoes.

A internet nao eh o local ideal, o bom mesmo eh olho-no-olho, corpo-a-corpo.
Temos que marcar. Esta um pouco grande mas espero q leiem ateh o final. Mesmo
q demore uma resposta, pois na verdade eu tb soh li ontem os textos q vcs
tinham enviado.

Vamos la, No meio anarquista, muito se tem falado de participacao em
movimentos populares como MST, sem tetos e passe livre. Sobre esse ultimo vou
falar um pouco mais. Sabemos que existe uma enorme hierarquizacao nos dois
primeiros, principalmente no MST e, mesmo assim, qdo pudemos estamos dando
nosso apoio.

Mas vamos no q mais me interessa, o Passe Livre. Esse movimento tem um cunho
mais horizontal, nao hierarquizado. Campo fertil para a participacao dos
anarkos, embora nele se tenha de tudo. Isso eh um ponto positivo. Estamos
colocando em pratica, juntamente com outras ideologias algo q almejamos.
Entretanto, os anarkos ja pensaram como colocar isso em pratica? Passe Livre
para todos, q seria o ideal, cf. o texto dos franceses q o moesio nos trouxe,
mostra ser uma luta viavel e justa, porem, ainda esta longe de ocorrer. Por
outro lado, o passe livre para os estudantes ja eh uma realidade em varias
cidades brasileiras, e passa-se pelo estado.

Pensando nisso, aqui em Vitoria formou-se um Comite de Luta Pelos Transporte e
tb pelo Passe Livre. Esse Comite sugiu da luta vitoriosa pela reducao da
tarifas, em julho ultimo. eh uma coalizao de varias ideologias. Acho q a
anarquista suplanta a sdemais, principalmente pelas circunstacias do
desmantelamente da esquerda institucional vivido no pais.

Um dado peculiar desse Comite eh q existem 2 membros (titular e suplente), nao
anarquistas, q fazem parte do Cotar, Conselho Tarifario Metropolitano, em que
a maioria dos conselheiros sao do governo: 6, 2 dos empresarios, 1 estudante,
2 dos sindicatos. Depois da Vitoria contra o aumento, nos, principalmente os
estudantes ganhamos muita moral nesse Conselho. Enquando antes de julho
pediamos uma pauta, eramos tratorados, hj somos ouvidos atentamente.

Uma das pautas q ja haviamos sugeridas desde inicio do ano, era a criacao do
Regimento Interno. A tratorada veio com a pauta de aumento das passagens, em
julho, antes de se criar o tal Regimento. Isso foi a gota d’agua para se
iniciar um chuva de ovos e as manifestacoes. Hj, estao querendo criar o
Regimento. Como a participacao popular nele eh insignificante e seu presidente
ja esta determinado e fixo, propomos um Regimento em que a presidencia seria
rotativa e escolhida entre os conselheiros; diminuicao para 3 conselheiros do
governo, 2 dos empresarios e 8 distribuidos entre estudantes, mov.
comunitarios e sindicatos de trabalhadores. Isso deixou o governo de orelha em
pe. Alegou logo q isso nao podertia acontecer pois era objeto de Lei. Entao
simplesmente dissemos: por que nao mudar a lei? Onde temos q nos manifestar?
no Cotar ou na Assembleia? Se eh na Assembleia, deixamos claro q para la
iriamos e q o Regimento nao mais nos interessava. Antes eles nem pensavam
nessa possibilidade, de mudanca da Lei. agora ja falam nessa possibilidade.

Aproveitando a deixa, queremos empurar juntamente com essa mudanca o Passe
Livre, no momento para os estudantes. Eu particularmente tenho outras
sugestoes, bem respaudadas, entre elas, a coletivizacao dos transportes, q
pode ser gratuito, subsidiado pelo estado ou pago pelo usuario. Neste ultimo
caso, um preco menor do q a metade hj praticado. Isto porque nao teriamos mais
aquelas varias funcoes improdutivas, como fiscal e cobrador.

Parece loucura, mas nao eh. Aqui, como na maioria das cidades brasileiras, o
transporte foi quase que completamente financiado pelo estado. No inicio dos
anos 90 foram milhoes de dolares para a construcao de terminais e compra de
centenas de onibus que passaram para as maos dos tubaroes do transporte
descaradamente. Hj existe um financiamento pelo BNDES de quase 200 milhoes de
reais para contrucao de novos terminais entre outros. Na Assembleia
Legislativa chegou a criar uma CPI para apurar irregularidades no sistema. Nao
deu em nada, mas pode ainda ser aberta.

No final da semana passada realizamos um Seminario para discutimos varios
pontos sobre o transporte na grande vitoria. Discutimos desde coletivizacoes,
augestao e estatizacao. Participou tb Marcelo Pomar de Desterro, SC. Para uma
coletivizacao teriamos q ter principalmente os trabalhadores envolvidos e
concientes de seu papel, senao de nada adiantaria. Surgiu a ideia de fazermos
um panfleto mostrando para eles a viabilidade dessa ideia. Eu ja propus q
comessassemos, porem esbarramos na maldita falta de verba para um jornal ser
distribuido entre eles. Pessoas teriamos para isso.
Tb nao saberiamos como seria visto por eles. Mas temos q comecar.

O Comite achou mais estrategico, eu particularmente nao, q ficassemos apenas
no passe livre para estudantes, num primeiro momento.
Baseado nesse fatos estamos criando a estrategia de enviarmos para a Assemblea
o projeto, q pode ser do passe livre junto com a mudanca do Cotar.
Noutro, poderiamos lutar pela sua autogestao, ou coletivizacao. Preste
atencao, poderiamos ter uma coletivizacao, mas teriamos q passar pelo estado.

Sei que nao eh somente os transporte que tem q passar para o controle dos
realmente envolvidos no processo, mas todos os bens que nos produzimos desde o
campo aa cidade. Mas se ha essa possibilidade mais proxima, podemos comecar
por ela e partir, numa proxima etapa, para outras.

Eu sempre fui um pouco pratico, precipitado. Quero ver resultados. Nao gosto
mto de ficar no lenga-lenga. Isso tem um lado bom e ruim. O bom eh a aplicacao
pratica da teoria, q nem sempre, ou nunca, eh do jeito q nos almejamos. O
lado ruim eh a propria precipitacao q tento evitar. As vezes
nem tao precipitado assim, pois temos q arriscar tb, senao ficamos seculos e
seculos teorizando para nada…

O que pensam os(as) anarquistas envolvidos(as) na luta pelo Passe Livre ou
mesmo aqueles(as) que participam de manifestacoes, como em brasilia, a capital
da burocracia, sobre essa luta proxima ao estado, por questoes puntuais e
emergenciais?

O q pensam das lutas contra o estado, que acabam sendo por dentro dele,
mudando leis, de forma horizontal entre os manifestantes? Afinal, quase tudo
em nossas vidas eh controlado pelo estado, algumas coisa mais outros menos,
uns mais uns menos. Ignora-lo seria o nillismo, q, para mim, eh uma maneira
comodista, conformista.

Nao seria uma especie de destruir pelas beiradas, conforme analizou bem David
Graeber, em “O Carnaval Esta em Marcha”?

Os revolucionarios na querra civil espanhola diziam q a pratica superou a
teoria. Criaram varias coletivizacoes nao aos moldes pensados mas cf. as
exigencias. Teria mto q escrever sobre erros e acertos q ja sao fatos na
historia, mas prefiro “ouvir” um pouco o q pensam sobre isso tudo.

Espero q podemos marcar um encontro para trocarmos esperiencias e debates.
Isso eh fundamental para evolucao de nossas lutas. Ou serah q isso tudo eh
reformismo e nao tem nada de anarquismo?

Fortes abracos libertarios, ou como preferirem, mas forte!
Rene

Euler escreveu:

> Queridos compas,
>
>
>
> A reflexão em forma de desafio que aqui coloquei provocou algumas respostas.
Como mandei a msg para pessoas de listas diferentes – e até para quem não
faz parte de nenhuma lista de discussão – pensei em fazer uma síntese com as
respostas recebidas. Refleti e achei que se conseguisse elaborar um diálogo
com as respostas recebidas talvez ficasse mais interessante. Vamos ver o que
vai dar. Se não gostarem da idéia, podem criticar. Ao final, vou acrescentar
algumas considerações. Vamos ao diálogo.
>
>
>
> *******
>
>
>
> — Já estamos propondo isto há muito tempo e já tivemos algumas
tentativas frustradas em conseguir isto. Infelizmente não vou poder dar
uma resposta mais elaborada agora, pois estou de saída, mas depois mando
outro email mais detalhado.>>
>
>
>
> — ­ Com muita alegria tenho recebido tua nota. Acho que é um bom momento
no continente de Aya Yala…, pois temos:
>
> A outra campanha zapatista
>
> O novo ciclo de lutas sociais na Argentina
>
> A onda de mobilizações no centroamérica
>
> A onda crítica no interior de USA pela Nova Orleans
>
> A histórica batalha dos nascas pela autonomia e recuperação de terras na
Colômbia
>
> Os intensos debates pré-eleitorais na Bolívia
>
> O ressurgimento da Conaie em plano de mobilização no Equador
>
> A crise de credibilidade nos votantes e apoiadores do Lula
>
> A aparição de movimentos sociais na Venezuela que mostram que nem tudo está
na superestrutura
>
> As lutas pelo passe livre no Brasil
>
> Etc.>>
>
>
>
> — Vamos marcar todo mundo que respondeu em BH e quem puder convoca os
outros. Uma espécie de congresso deliberativo. E aí? Vamos nessa.>>
>
>
>
> — Muito apropriada sua intervenção. Eu diria que quem milita no
movimento social está, mais do que nunca, perdido nessa barafunda em que
se meteu a política brasileira. Está claro qual é o caminho que se tem
que percorrer quando se busca o poder estabelecido, e não adiante
aumentar o tom da voz em nome da radicalidade. O que temos visto é um
enorme niilismo, principalmente entre os jovens, ou um certo cinismo de
se aceitar como “normal” essa situação. Claro que ela faz parte do jogo
político, disso nunca tivemos dúvidas, mas se indignar quando é na casa
dos outros e agora aceitar como “normal” porque “estávamos a serviço das
mudanças ou da revolução”, dá asco mesmo para os que têm bom estômago.
Isso não é nenhuma posição moralista, mas quero chamar atenção para como
a política está dominada pela simulação oca que se alimenta do que se
passa na economia: “como nada pode ser feito para mudar a situação
simulamos soluções para crise”. O estouro da “bolha da política”, fazendo
espirrar no movimento social toda sujeira do poder estatal, abre espaço
para novas formas de militâncias.
>
> Eu me pergunto se não era o momento de se discutir com os que têm alguma
militância no movimento social o anti-partido, ou seja, uma articulação que
fosse a negação, em suas críticas e em seus atos, das práticas
partidárias.>>
>
>
>
> — Não é bom partir para a nova fase com propostas ou programas. Ou
seja, não entrar a competir no terreno das idéias, senão das práticas,
mostrar, abrir, que a gente veja que há outras maneiras de resolver as
situações. Não é possível levantar outro projeto de país. Por exemplo,
os zapatistas vão escutar os movimentos para que daí possa sair alguma
iniciativa, embora eles já defendam a priori uma nova constituinte. Se
os sujeitos sociais estão em condições de discutir isso, bem-vindos
sejam, mas isso não está ainda presente no Brasil.>>
>
>
>
> — Duvido que seja possível encontrar esse algo em comum. Acho que
existe muita diversidade, não falando das idéias e propostas, senão de
necessidades, identidades, etc. Se tua idéia fossa boa, terão que
decidir entre vocês, acho que seria prudente o trabalho territorial,
isto é, por regiões, não necessariamente as regiões da divisão
administrativa institucional.
>
> As experiências positivas dos soviets não foram precisamente pela unidade
entre eles, senão pela profundidade e dedicação na direção dos seus
problemas, como na Ucrânia, cuja comunicação com os outros não influiu
para nada no desenvolvimento da organização campesina e do soviet
autônomo.
>
> A experiência da Catalunha na revolução indica a mesma coisa. Sem
profundidade da auto-organização local e territorial todo projeto
“nacional” fica vazio, fica como convocatória, como proposta. Sem bases,
portanto abstrato.
>
> É muito possível operar nas redes de articulação horizontal entre as
dinâmicas territoriais, que os coletivos de afinidade possam fazer
estudos sobre a realidade regional, a história, idiossincrasia, cultura e
identidade desses territórios concretos, que contribuam para o sentimento
comunitário, paralela à auto-organização, onde podemos cooperar.
>
> O mst está tratando de fazer mais ou menos o que você está defendendo,
por meio das assembléias populares definidas na estrutura da consulta
popular, assembléias que serão piramidais seguindo a mesma estrutura
nacional do mst que será a coluna vertebral dessa nova estrutura que
constará de assembléias locais, regionais, até chegar à nacional, onde
stédile e companhia poderão dar linha e negociar com o estado, como
hoje, que tem cedido grandemente ao lula pressionados pelas suas
políticas de alianças com setores da burguesia e os seus representantes
igreja, oab, etc.>>
>
>
>
> –A nova fase do movimento autônomo e libertário não deve tocar o mst,
isto é, esta discussão é interna, pois não se trata de competir com eles,
mas se trata de separar águas, coisa que não conseguimos fazer para o
nascimento da agp em são paulo, onde alguns compas defenderam a presença
do mst e outros grupos que dizem ser autônomos, mas são disfarces para
penetrar. Isso foi catastrófico.Há grupos ainda anarquistas que priorizam
suas alianças com o mst. Isto deve ficar claro no movimento antes de
começar. Os compas do mst são sinceros, bons companheiros, mas são um
férreo aparato estalinista que vai detrás do estado. Eles têm influído
por meio da via campesina nos movimentos zamora de Venezuela e na frente
dario santillan da Argentina. >>
>
>
>
> — Penso que torna-se indispensável assumirmos o compromisso de “tentar
controlar” a coisa pública. Talvez seja essa a nossa responsabilidade com
o próximo: chamá-los a refletir e buscar soluções coletivas.>>
>
>
>
> — Acredito que deveríamos criar maneiras efetivas de mudanças,
alternativas ao que nos dita a sociedade e o senso comum, por exemplo o
que acham de eco-vilas ou permacultura? >>
>
>
>
> — Tudo o [o que foi dito] anterior[mente] implica várias coisas:
>
> primeiro:
>
> trabalho em profundidade nas áreas onde se desenvolve a autonomia social.
>
> segundo:
>
> que os grupos de afinidade escolham bairros ou zonas onde possam praticar a
auto-organização com a comunidade, não mais ficando na autoorganização de
coletivos ideológicos de onde se “irradia” para o social.
>
> terceiro:
>
> mostrar mais as experiências autônomas, lotar o indymedia [CMI] e outros
meios alternativos de pequenas notícias da construção no dia-a-dia, a nova
sociabilidade, os problemas que se apresentam e as suas soluções, o
assembleísmo e a democracia direta na praxe concreta.
>
> quarto:
>
> fazer essas reuniões ou encontros por localidades ou regiões, para aprender
de cada experiência, para praticar sociabilidade, fraternidade e amizade
>
> quinto:
>
> acho que é ótimo momento para as tarefas anteriores ou parecidas.>>
>
>
>
>
>
> ******
>
>
>
>
>
> Agora, vão aqui algumas considerações:
>
>
>
> 1) O debate continua aberto… e saúdo todos os que se manifestaram.
Todos têm algo a dizer. Inclusive com o silêncio.
>
> 2) Achei interessantes algumas reflexões, como por exemplo, a
necessidade de fortalecer as lutas e movimentos locais, como condição para
que se fortaleçam lutas globais mais articuladas. Acrescentaria algo: o
inverso também deve ser considerado. As lutas gerais também fortalecem as
lutas locais, que, isoladas, podem ser enfraquecidas.
>
> 3) A proposta de um congresso em BH (ou em qualquer outra região do
planeta, hehe) não pode ser descartado. Há sempre um receio em se fazer
“algo maior”, “de cima pra baixo”, com “programa pronto”, etc., preocupações
estas válidas. Mas, tomemos cuidado para não confundirmos as coisas. Um
encontro ou congresso em qualquer parte do planeta, se não tiver a
arrogância de se auto-intitular “representante” da humanidade, tem o seu
lugar e importância como mecanismo de troca de experiência, de articulação
prática de atividades comuns, de debate, enfim. Abandonar essas
oportunidades é legitimar um outro tipo de encontro: o da nossa vida
cotidiana submersa e submetida, na quase maior parte do tempo, às dinâmicas
que não controlamos. Conspirar contra o que está dado, portanto, é mais do
que possível: é necessário.
>
> 4) Não considero qualquer encontro – ou desencontro – com esta natureza
como sendo algo abstrato e afastado da realidade. Aliás, de que realidade
estamos falando? Da exploração de uma minoria que se apropria das riquezas
sociais produzidas pela maioria explorada? Com relação a isso, e a outras
coisas, é possível estabelecer, a meu ver, propostas práticas de luta e
organização.
>
> 5) Vou dar um exemplo concreto, ligado a minha praia: a luta dos
professores do ensino básico. Em geral se trava uma luta contra os prefeitos
ou governadores de cada cidade/estado. Embora se consiga pequenas
conquistas, no essencial somos derrotados: péssimas condições de trabalho,
enormes jornadas de trabalho, mixos salários, etc. Em todo o Brasil, somos
milhões e poderíamos ocupar Brasília e exigir conquistas que colocariam as
elites na parede, obrigando-as a se posicionar para além do discurso vazio
em favor da Educação e dos trabalhadores; para cederem às exigências as
elites políticas teriam que cortar parte daquilo que entregam para os
banqueiros e para si. É uma queda de braço que não é travada, pois a luta
fica pulverizada, seja por falta de organização, perspectiva política,
comodismo, rebaixamento da luta por parte dos sindicatos pelegos, etc. Fato
é que as queixas continuam por todo canto e não se consegue mostrar força
organizada para arrancar da burguesia uma parte do bolo da qual ela se
apropria. Isso se aplica aos demais assalariados-explorados e aos
desempregados, sem-teto, etc.
>
> 6) De fato, são muitos os movimentos sociais que despontam nas Américas
e no mundo. Quase todos – não todos – têm sido fisgados por partidos ou
projetos de administração das crises capitalistas. Movimentos autônomos e
com um claro corte classista (entenda-se como tal a identificação com os
interesses comuns dos explorados) continuam sendo um desafio. Gregos e
troianos podem se juntar quando se trata de uma declaração genérica em favor
do falso-moralismo, de questões nacionais ou de liberdades burguesas em
geral, mas, quando se trata de mexer no lucro dos capitalistas, a conversa é
necessariamente mais embaixo. Primeiro, pela própria dinâmica interna do
capital, que impõe a concentração e a centralização de capitais, razão pela
qual toda ladainha em favor de um capitalismo mais humano enfrenta o
terrível obstáculo das leis inerentes a este sistema. Segundo, porque esta
contradição não pode ser resolvida pelos “de baixo”, ou seja, não cabe a
nós, explorados, tentar resolvê-la. Conquanto não tenhamos força,
consciência, etc, para golpear de forma definitiva o capital, é necessário
arrancar-lhe as entranhas, mesmo que através de pequenos-grandes golpes.
Forçá-lo a abrir mão de parte dos seus lucros em favor do proletariado
(incluindo os desempregados), não por meio de “concessão” dos aparatos
estatais, mas por meio da luta social arrancada pelas mãos de movimentos
auto-organizados significa uma pequena, mas importante vitória nesta queda
de braços.
>
> 7) Contra a dispersão, as diferenças ideológicas, e outras tantas
causas que dificultam articulações mais gerais, e mesmo locais, enfrentamos
um sério obstáculo: o da nossa vida cotidiana, dominada pela reprodução da
mercadoria, pela sobrevivência, pelas nossas crises de toda ordem. A
roda-viva roda contra nossos inimigos, mas também roda contra a gente: nos
arrasta para o desemprego, congela o nosso pensar em sólidas paredes de um
cotidiano que aparenta ser sempre o mesmo, quando não o é; enfim, somos
esmagados pelo peso dos costumes, dos valores, dos status, de pequenos
privilégios, de desencantos acumulados na poeira da estrada percorrida. O
norte se perde nas fantasias midiáticas e na vida espetaculosa, enquanto se
reúne força para mostrar que não morreu, não morremos. Continuamos de pé, do
lado da barricada que reúne os que não aceitam tombar sem luta. Isso não é
ideologia. É escolha, que pode fazer a diferença.
>
>
>
> Abraços a todos.
>
>
>
> Euler
>
>
>
> P.S. Participaram desta primeira rodada do diálogo que foi “montado” por
mim: Comunalivre, Nildo, Professor J, Luciene, Rall e gui. Registro o
recebimento de uma bela montagem (texto-imagem) do compa Die.goD.

Olá Euler, Nildo, Professor J, Gisele e todos os
demais

Há muito tempo que não vejo uma discussão tão boa e
com um nível tão alto. Dá até um pouco ar para
respirar. Parece, nos últimos emails, que a discussão
acabou girando em torno de uma espécie de conflito
entre nossos objetivos enquanto “revolucionários” e os
pequenos objetivos das lutas sociais agora em curso.
Teme-se construir um novo partido em que as lutas por
pequenos objetivos seriam articuladas por uma
camarilha que deteria o segredo dos objetivos maiores.
Na sombra deste temor, existe a tendência a se abster
de propor, nos movimentos sociais, um sentido que
quebre o localismo das lutas e suas ideologias. Ora, é
este localismo que torna as lutas reféns do Estado e
do capital, é ele que torna as lutas dependentes da
representação e das migalhas que o Estado ainda é
capaz de fornecer. Como o Euler e o Nildo tinham
sublinhado, se as lutas não se organizam, elas são
organizadas pelo Estado e pelo capital. Isto não
significa que se deve criar uma espécie de partido
para organizar as lutas, claro que não (e penso que
todos nós concordamos nisso!). O que penso ser
necessário é, onde quer que estivermos e
simultaneamente às nossas reivindicações “mínimas”,
apontarmos para um sentido material que, por menor que
se esboce na lutas, tenda a ultrapassar o localismo
que torna as lutas reféns do Estado. (Disse “sentido
material” para diferenciar do voluntarismo, rasteiro,
ingênuo e suicida, ou jacobino). No sentido dos
“conselhos”, por exemplo. Além de uma crítica aberta
às ideologias (por exemplo, “a luta contra o livre
comércio e a ALCA” anunciada pelo 2o encontro de
grupos autônomos do Distrito Federal é absurdamente
incompreensível para mim. É uma bandeira de luta tola,
espetacular, bandeira que só poderia canalizar as
lutas para um objetivo que só os ocupantes do Estado e
os senhores da economia podem efetivamente tratar,
portanto bandeira essencialmente partidista,
completamente incoerente com as propostas que esses
grupos autônomos parecem ter). Por exemplo, crítica
aberta e sem meias palavras contra o nacionalismo,
apontando nas lutas o sentido de classe, ou seja,
anti-nacional e anti-patriótico, mundial, planetário
etc - em suma, cáustico e cósmico – que nelas se
apresenta.

Não vejo nada que impeça um maior contato entre os
comunistas enquanto “partido distinto”, isto é, de
figuras que “não se rebaixam a dissimular suas
opiniões e seus fins”. O que sou contrário é a
qualquer idéia de fazer um partido político, ou seja,
de organização militante, palhaços que se pretendem
exteriores à sociedade e organizadores dela, indo aos
“movimentos sociais” para fazer o “bem”, como se a
sociedade, da qual não somos exteriores de nenhuma
maneira, já não estivesse, enquanto tal, em movimento.
Mas vejo que a maioria aqui tem esta crítica em comum
- então beleza.

Abraços a todos

Juca Eraklito
PS.: Na página cujo coletivo participo, há diversos
textos sobre a “questão da organização”, e acho que
podem ser de interesse na discussão. Vou botar alguns
links aqui:

* A Impotência do Grupo Revolucionário - Sam Moss
http://geocities.com/autonomiabvr/moss.html

* Movimento Fictício e Movimento Real - Alfredo M.
Bonanno
http://geocities.com/autonomiabvr/ficreal.html

* Sobre Organização: As Gangues (dentro e fora do
Estado) e o Estado como Gangue - Jacques Camatte &
Gianni Collu
http://geocities.com/autonomiabvr/organi.html

* Teses para a Formação de uma Rede de Indivíduos,
Grupos e Organizações Autônom@s - Kaos
http://geocities.com/autonomiabvr/rede.html

* Autonomia Operária versus Intelectuais e Teoria
http://geocities.com/autonomiabvr/intelec.html

* A revolução não é tarefa de partido - Otto Ruhle
http://geocities.com/autonomiabvr/ntaref.html


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