Clajadep :: Red de divulgación e intercambios sobre autonomía y poder popular

Imprimir

Comunidad Terena de 5 mil miembros ocupa hacienda enclavada en territorio ancestral

30.11.05

Brasil: Índígenas Terena ocupan hacienda

Los Terena retomaron hoy una hacienda en el município de Miranda, Mato Grosso do Sul, que es parte de un área indígena aún no oficializada por el gobierno.

La tierra Cachoeirinha, en la que está la hacienda tomada por los indígenas, ya fue objeto de estudios antropológicos y territoriales finalizados en 2004.

Desde entoces, el Ministerio de Justicia no firmó la Ordenanza Declaratoria, documento que demarca los límites de las tierras indígenas.

Con el incumplimiento de plazos del Ministerio, los 5 mil aborígenes Terena viven en 2.600 hectáreas. Según el laudo antropológico, la tierra Cachoeirinha deberá tener 36.288 hectáreas.

“Tomamos la decisión de retomar la tierra porque hace tiempo esperamos la respuesta de la Funai (Fundación Nacional del Índio) y no viene”, dijo el cacique Zacarias Terena al sitio del Consejo Indigenista Misionário (Cimi).

Cachoeirinha es una de las tierras reivindicadas por indígenas de todo Brasil durante la manifestación en Brasília, en el mes de abril.

28/11/2005 - 11:07 - Povo Terena retoma terras em Miranda, Mato Grosso do Sul

O povo Terena retomou hoje, dia 28, uma fazenda localizada no município de Miranda, Mato Grosso do Sul. A terra do povo Terena, chamada Cachoeirinha, teve seu estudo antropológico e fundiário concluído em 2004 e seu processo foi encaminhado para o ministério da Justiça em 30 de março do mesmo ano, para a publicação de sua Portaria Declaratória, medida que deve ocorrer em 30 dias. Desde então, a terra aguarda a declaração de seus limites.

Enquanto o ministério da Justiça descumpre prazos, os cerca de 5 mil indígenas vivem em 2.600 hectares, apesar de o estudo antropológico ter identificado 36.288 hectares como terra indígena. “Tomamos a decisão de retomar a terra porque há tempos estamos esperando resposta da Funai e ela não vem. No espaço que a gente vive não dá mais pra plantar, e não dá mais para esperar”, afirmou o cacique Zacarias Terena.

Segundo Ramão Terena, uma das lideranças da retomada.o grupo de cerca de 200 indígenas já recebeu algumas ameaças dos fazendeiros da Fazenda Santa Vitória, que tem cerca de 600 hectares.

A terra Cachoeirinha faz parte da lista de terras que os participantes do Abril Indígena (mobilização que reuniu 800 indígenas na Esplanada dos Ministérios em abril deste ano) solicitavam serem encaminhadas com urgência pelo ministério da Justiça. “O ministério da Justiça devolveu a terra para a Funai”, questiona Ramão Terena.

De la página de CIMI


https://clajadep.lahaine.org