Clajadep :: Red de divulgación e intercambios sobre autonomía y poder popular

Imprimir

Urgente: Policía ataca Campamento Carlos Lamarca de los sin techo de Osasco, Sao Paulo. Escriba y apoye

06.01.06

Fotos: Diversas luchas de los sin techo de Sao Paulo

Urgente - 8 detidos e vários feridos na comunidade Carlos Lamarca
Enviado por mtst em Qui, 05/01/2006 - 21:14.

Estabelecido há quase 3 anos em um terreno em Osasco, o acampamento Carlos Lamarca, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) sofreu hoje (5/01), a partir das 18h um violento ataque da polícia militar.

A comunidade recebeu uma ordem de despejo marcada para a próxima segunda-feira, 9 de janeiro, apesar de já possuir negociação finalizada com a prefeitura para a construção
de casas populares.

Hoje à tarde foi realizada uma atividade na câmara municipal para buscar apoio à Comunidade Carlos Lamarca. Duas viaturas estavam presentes do lado de
fora. Uma comissão de 5 pessoas se reuniu com vereadores, para elaborar moção de apoio ao acampamento.

Ao final da reunião a comunidade comemorou o apoio do prefeito Emídio e de vereadores da câmara municipal e da secretaria de habitação, interessados em resolver o problema de forma pacífica. Duas viaturas da PM chegaram ao local, sob o comando de um sargento, vários PMs agrediram um acampado e tentaram prender lideranças do movimento.

Oito pessoas foram presas, entre elas Guilherme Boulos, um dos coordenadores do movimento. Os detidos foram há pouco localizados na 1ª DP de Osasco.

Entre as ações da polícia, agressões verbais e físicas, sendo que uma moradora, com a filha de 10 meses no colo, foi atingida por um golpe. Um rapaz levou coronhadas e outro, de 20 anos, teve a clavívula quebrada. Muitos moradores da comunidade foram hospitalizados.
A polícia militar lançou bombas de gás e entrou com metralhadoras dentro do
Acampamento, ameaçando atirar, sem mandato de busca, alegando ter
recebido uma suposta denúncia de uma pessoa armada.

A comunidade fica no Jardim Novo Osasco, na rua Miguel Maurício Munhoz, número 25. O ponto de referência é o posto de saúde.

Endereço da 1a. DP de Osasco:
VILA PESTANA, AVENIDA GENERAL PEDRO PINHO, nº 1200,
Telefone: 3681 8807

Mande su apoyo a mtst@riseup.net


https://clajadep.lahaine.org