Clajadep :: Red de divulgación e intercambios sobre autonomía y poder popular

Imprimir

Brasil: Poderoso sindicato de los Metroviarios de Sao Paulo amenaza con huelga

16.06.03

Metroviários fazem panfletagem e anunciam greve para amanhã

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo pretende entregar hoje 70 mil panfletos aos passageiros do metrô nas Estações Jabaquara, Itaquera, Sé, Consolação e Santo Amaro, anunciando paralisação a partir de amanhã. À noite, será realizada assembléia para confirmar a greve.

O motivo é uma decisão da Companhia do Metropolitano de São Paulo que, no pagamento do adiantamento quinzenal, na sexta-feira, não incluiu o reajuste de 18,13% determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em maio, durante o dissídio da categoria.

A empresa divulgou nota, anunciando que vai recorrer da determinação ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. A alegação do Metrô é de que o reajuste de 18,13% consumiria 80% da receita, tornando impossível a administração da empresa. Os 20% restantes já estariam comprometidos com o pagamento de energia elétrica e não seriam suficientes para a manutenção das estações e dos trens.

O presidente do sindicato, Flávio Godoy, diz que a paralisação só será evitada se houver um acerto com o Metrô. “A empresa tem o direito de recorrer, mas não de deixar de pagar”, ressalta. (Ardilhes Moreira e Márcia Furlan)


https://clajadep.lahaine.org