Por CIMI 18/06/2003 às 21:25 Indymedia Brasil
Nós do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, somos aproximadamente três mil indígenas e temos um território de 54.100 ha de terra, sendo que destes, 12 mil hectares encontram-se em nossa posse e o restante na posse dos invasores.
O nosso território fica localizado nos municípios de Pau Brasil, Itaju do Colônia e Camacã, estado da Bahia, e desde 1500 vem ocorrendo um processo de destruição e massacre do nosso povo. Já nos cansamos de ver nossos parentes sendo mortos por pistoleiros e apanhando da polícia militar. Só de 1982 até o momento, mais de 16 lideranças foram assassinadas na luta pela terra. Nós estamos em uma comitiva de 8 representantes indígenas aqui na capital federal, Brasília, para pedir apoio às autoridades nacionais para impedir o massacre que está para acontecer, pois a polícia federal está para invadir a nossa terra com um contingente de 150 agentes e 02 helicópteros, para expulsar o nosso povo da nossa terra.
O nosso povo está mais disposto a ser sacrificado do que sair da terra.
Pedimos ajuda a todos vocês para impedir que o nosso povo possa morrer. Não aceitamos entregar o nosso território para os latifundiários liderados por ACM.
Brasília, 18 de junho de 2003.
Assinam:
Marilene Jesus dos Santos
Cacique
Edivaldo da Silva Pataxó
Paulo Rosa Titihá Vieira
Maria de Souza Mello
Agnaldo Francisco dos Santos
Raimunda Pinheiro da Silva
Diolina Pereira dos Santos
Jardilina Maria de Souza
Lideranças