Brasil: Tres nuevas ocupaciones urbanas

31.Jul.03    Análisis y Noticias

Nota: Algunas personas creen que el Movimiento de Trabajadores Sin Techo es un brazo del MST, en algunas ciudades lo es, en otras es dirigido por el PT, en otras por otros grupos y en otras por alianzas entre grupos. Vaya usted a saber quien ‘dirige’ en Recife.
Clajadep

RECIFE - Cerca de 80 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) invadiram ontem um terreno ao lado da prefeitura do Recife, pertencente ao Porto do Recife. Foi a terceira ocupação em 24 horas promovida pelo movimento, que anunciou a meta de fazer 20 invasões até o fim de agosto, mobilizando 4,5 mil famílias.

“O objetivo é pressionar as autoridades a regularizar áreas pendentes”, afirmou um dos coordenadores do movimento, reverendo Marcos Cosmo, da Igreja Anglicana. Segundo ele, o déficit habitacional no Estado é de 300 mil moradias - 80 mil no Recife. “É preciso organizar o povo para tentar reduzir essa dívida social.”

A ocupação de ontem ocorreu de forma pacífica e imediatamente os sem-teto começaram a levantar barracas. À tarde, a polícia começou a rondar o local e os sem-teto se preparavam para resistir a uma eventual retirada. Anteontem, foram invadidos o mercado público do município do Cabo e um terreno no bairro Chão de Estrelas, na capital.

O MTST de Pernambuco surgiu em fevereiro de 2000 e tem 30 ocupações no Estado, segundo Cosmo.