Goiana: II Encuentro sobre Movimientos Sociales y Luchas Populares

23.Abr.04    Análisis y Noticias

II Encontro sobre Movimentos Sociais e Lutas Populares - Capitalismo e Formas de Organização, em Goiânia.

II Encontro Sobre
Movimentos Sociais e Lutas Populares
Tema: Capitalismo e Formas de Organização

Realização:
CMI – Centro de Mídia Independente (Coletivo Goiânia)
Movimento Autogestionário
União Popular

Maio/2004

PROGRAMAÇÃO:
Dia 30 de Abril
Passeata: Luta Popular no 1º de Maio
Saída: 17:00 hs.
Trajeto: Praça Cívica até Praça do Trabalhador.

Dia 01 de Maio:
Local: Faculdade de Educação/UFG
08:00: Debate: Capitalismo e Formas de Organização:
Exposição: Movimento Autogestionário
CMI – Coletivo Goiânia
União Popular
12:00 – Intervalo para Almoço
14:00 – Relatos de Experiências e/ou Exposição dos Grupos.
16: 00 – Debate sobre Carta de Princípios e Encaminhamentos.
18:00 – Show
Local: Praça Universitária

Contatos e Inscrições:
e-mail: forumdelutapopular@lists.riseup.net
fone: (62) 99420999

Apresentação

Os coletivos Centro de Mídia Independente – Goiânia, União Popular e Movimento Autogestionário, realizarão, dia 01 de maio, o II Encontro Sobre Movimentos Sociais e Lutas Populares, cujo tema central será Capitalismo e Formas de Organização.
O I Encontro Sobre Movimentos Sociais e Lutas Populares possibilitou o contato e amadurecimento da idéia de formação de um Fórum de Luta Popular e o II Encontro vem para discutir questões fundamentais para a construção desta proposta. O tema central do encontro aponta para a discussão em torno do problema organizacional na sociedade capitalista, abordando as formas de organização existentes nesta sociedade e seu caráter, tal como o problema da burocracia, e as possíveis formas de organização que não reproduzem o sistema burocrático e permitem novas formas de ação coletiva marcadas pela horizontalidade, relações igualitárias, etc. Após a discussão sobre as formas de organização na sociedade capitalista, haverá relatos de experiência e/ou exposição dos coletivos presentes e posteriormente uma discussão sobre uma Carta de Princípios do Fórum de Luta Popular em processo de formação.

Luta Popular e o 1º de Maio
No século 19, a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) planejou um dia de luta pela redução da jornada de trabalho para oitos horas diárias. O dia escolhido foi o 1º de maio e diversas manifestações passaram a ocorrer no mundo inteiro. Este dia passou a simbolizar as lutas dos trabalhadores após o massacre em Chicago (EUA) quando vários trabalhadores foram presos e enforcados. O 1º de Maio se tornou um dia de luta e um “feriado ilegal” até os detentores do poder recuperarem esta data e lhe retirar o verdadeiro significado, transformando-o no “dia do trabalho”, apenas mais um “feriado nacional”, que, com a ação das burocracias sindicais, se tornou um dia de festa.
Hoje se torna necessário re-pensar o 1º de Maio. Os trabalhadores não têm nada para festejar: o trabalho continua sendo forçado, dirigido por patrões que se enriquecem cada vez mais enquanto aumentam o empobrecimento dos trabalhadores. A atual situação do capitalismo mundial é marcada por uma busca incessante do aumento da exploração dos trabalhadores, tal como se vê no crescimento do uso de trabalho infantil, na corrosão dos direitos trabalhistas, no desemprego, na estagnação dos salários convivendo com aumento generalizado dos preços e este processo tende a se intensificar com as novas ações das potências hegemônicas mundiais, tal como no projeto da ALCA – Aliança de Livre Comércio das Américas, cuja implantação levará a um empobrecimento maior ainda da população, tal como aconteceu no México, com a implantação da NAFTA.
Por tudo isso, devemos ir às ruas e protestar, lutar, contactar, comunicar, agir, contra o atual estado de coisas, contra a possibilidade da situação ficar pior e também para re-pensarmos o 1º de Maio e buscarmos elaborar um projeto de transformação social visando constituir uma sociedade radicalmente diferente, sem exploração, miséria e desigualdade.

LEIA, PARTICIPE, DIVULGUE!!!

Email:: movaut@terra.com.br
URL:: http://www.autogestao.hpg.ig.com.br