Sin Techo ocupan un millón de metros cuadrados

19.Mar.07    Análisis y Noticias

Mais de 500 famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam na madrugada deste sábado (17 de março) um terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados - o equivalente à 100 hectares - em Itapecirica da Serra, região metropolitana de São Paulo. Desocupado, endividado e em desuso há décadas, o terreno servia para desova de carros e cadáveres, longe de cumprir sua função social.

O sítio do MTST afirma: “O acampamento conta com mais de 500 famílias da região, que moravam em áreas de risco, favelas, casas de parentes, rua, além de pessoas que não conseguem mais pagar o aluguel porque estão desempregadas ou ganham muito pouco. São pessoas que decidiram lutar pacificamente depois de tanto descaso do poder público e da sociedade.” Além da construção de uma nova comunidade no local, a ocupação busca chamar a atenção da sociedade para o problema da moradia.

Com proporções de um latifúndio urbano, o terreno pode comportar mais de 10.000 famílias, na região com maior concentração de favelas da cidade. A ocupação beneficiará também as comunidades próximas ao terreno, que antes da ocupação não podiam transitar pelo local. Portanto, o MTST pede a solidariedade dessas comunidades e o apoio de toda a população para o acampamento.

Para chegar ao local: De São Paulo, seguir pela Estrada do Campo Limpo, depois Estrada de Itapecerica, em direção ao bairro Valo Velho. O terreno fica à primeira esquerda depois da passarela do Valo Velho, entre a Avenida Soldado Gilberto Augustinho e a Rua do Campestre. Ponto de referência: Padaria do Valo.

MTST realiza nova ocupação
Enviado por comunicacao em Sáb, 17/03/2007 - 11:14.
Indymedia Brasil

Organização, garra e trabalho duro marcam os primeiros momentos do novo acampamento do MTST. Estamos enfrentando, sempre com muita disposição, as dificuldades iniciais de estruturar um acampamento e dar continuidade à luta por moradia na região metropolitana. Desde a noite de ontem, 16 de março, famílias do movimento montaram suas barracas num terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados em Itapecerica da Serra.
A ocupação conta com mais de 500 famílias da região, que viviam em situação precária de moradia em favelas, áreas de risco, casas de favor e na rua,além das pessoas que não conseguem mais pagar o aluguel porque estão desempregadas ou porque o aluguel consome quase toda a sua renda, não
sobrando dinheiro para as necessidades básicas. São famílias dispostas a lutar pacificamente pelos seus direitos depois de tanto descaso.
O terreno ocupado foi leiloado pelo Banco do Brasil e atualmente pertence a duas empresas, que utilizam a área para especulação imobiliária. Com tanta carência habitacional na região, o terreno não cumpre nenhuma função
social, o que contraria a Constituição.
Venha ajudar a construir mais essa luta do movimento!
Como chegar:
De São Paulo, seguir pela Estrada do Campo Limpo, Av. Carlos Lacerda e Estrada de Itapecerica, em direção ao bairro Valo Velho.
O terreno fica na primeira à esquerda depois da passarela do Valo Velho, entre a Avenida Soldado Gilberto Augustinho e a Rua do Campestre.
Ponto de referência: Padaria do Valo.

Os policiais do 25° Batalhão da PM estão cerceando a liberdade de ir e vir das famílias do novo acampamento do MTST, em Itapecerica da Serra. Eles estão impedindo a entrada das pessoas na ocupação, incluindo as responsáveis por buscar água e comida para os acampados, dentre os quais há centenas de crianças.
Em uma região com tantas carências, a PM está utilizando mão-de-obra e recursos públicos para proteger um terreno privado, sem respaldo da lei, já que, uma vez ocupada, a área deve passar pelos trâmites legais.
Os amigos e amigas do MTST podem colaborar, solicitando que a polícia libere a entrada das pessoas na ocupação. O telefone do 25º Batalhão é 4666-3637.