Llamado para un Campamento en Sao Paulo, Brasil, por Democracia Real Ya!

14.Oct.11    Análisis y Noticias

Chamado para um acampamento em São Paulo por democracia real já

No próximo sábado, dia 15 de outubro (15.O), São Paulo atenderá ao chamado global para a ocupação de espaços públicos exigindo democracia real já. Haverá caminhada saindo da praça São Bento às 10 horas da manhã, seguida de acampamento.

O movimento que levou ao 15.O teve início na primavera que derrubou regimes autoritários em países como Tunísia e Egito. Em seguida, inspirados na experiência árabe, nações que afundavam na crise financeira como Grécia, Espanha e Estados Unidos também tomaram as ruas. Os protestos evidenciam a incompetência das instituições para responder à crise econômica, política e ambiental.

No Brasil, o relativo sucesso do projeto de desenvolvimento tem sido usado como justificativa para o descaso com o meio ambiente, para a má gestão dos recursos públicos e para o desprezo dos impactos sociais das grandes obras, como as do PAC e dos eventos esportivos.

As críticas populares são sistematicamente rejeitadas como entraves ao crescimento econômico do país. As instituições políticas não são capazes de incorporá-las. Elas também têm sido insensíveis às demandas por transporte gratuito de qualidade, por uma educação pública ampla e inclusiva e por uma cultura livre e compartilhada.

Instituições como os parlamentos e os seus partidos políticos não apenas não conseguem incorporar os debates vivos da sociedade, como, quando participam dos movimentos sociais, impõem ridículas disputas que carregam todos os vícios das estruturas de poder. Contra isso precisamos recuperar a vitalidade de uma cidadania ativa e participativa. Tal postura pressupõe que se respeitem os direitos democráticos como os de reunião, organização política e livre expressão.

Indignados com esse estado de coisas, chamamos a todos para o acampamento de 15 de outubro.

Tragam as barracas, a farofa e uma pitada de rancor.

Autoconvocadas e autoconvocados por democracia real já