Brasil: Solidaridad con el Profesor J

27.Ago.03    Análisis y Noticias

Comp@s GH e demais companheiros

O assunto é sério.

Mais uma vez nosso companheiro Professor J está em perigo.

Acusado injustamente por um crime que não cometeu, em 1983, em Santiago do Chile, passou 20 anos de sua vida tentando provar sua inocência. Viveu em diversos países, fugiu diversas vezes, foi detido diversas vezes.

Agora, aos 55 anos, cansado e doente, resolveu voltar ao Chile, entregar-se à Justiça e provar que é inocente.

O Jota foi preso imediatamente ao desembarcar em Santiago. Está preso em uma prisão de segurança máxima junto a outros presos políticos que ainda existem naquele país.

No ano passado, através de uma luta épica, nós - muitos daqui da lista - conseguimos tirá-lo das prisões da África do Sul e evitar sua extradição ao Chile. Desde então, ele estava livre em Johannesburg, mas não podia trabalhar, doente e enfrentando enormes dificuldades financeiras.

Mais uma vez, vamos iniciar uma campanha internacional por sua liberdade.

Abaixo, traduzido par ao português para os compas que não entendem o espanhol, envio a carta modelo que deveremos enviar - aos milhares - às autoridades chilenas solicitando a liberdade de nosso Professor J. Mais abaixo, você encontra a versão em espanhol que deve ser enviada àquelas autoridades.

Compas, já ganhamos essa luta um vez. Os mais antigos da lista se lembrarão da luta que travamos. Peço, mais uma vez a ajuda de todos. As autoridades chilenas já nos conhecem, sabem de nosso valor, do que somos capazes quando o assunto é solidariedade e Justiça.

Solicito, Comp@, que você envie a carta em espanhol para os endereços abaixo e confirme para mim. O Professor Jota estará acompanhando nosso trabalho. Precisamos fazer uma grande lista de apoios queserá enviada semanalmente às autoridades chilenas como forma de pressão.

Nessa campanha estamos além de nós, entidades como a Anistia Internacional, Madres de Plaza de Mayo, International Action Center e outras dezenas de organizações preocupadas com os direitos humanos e com a Justiça, a Democracia e a Paz.

Conto com você mais uma vez.

Um abraço
Zanini H.

A VERSÃO EM PORTUGUÊS

Sr. / Sra

Acompanhamos as mudanças profundas e positivas na alma da sociedade chilena. Vemos avançar soluções de problemas do passado e agora podemos olhar de frente e encarar o futuro com um no espírito de cooperação e paz.

Nesse sentido, V. Sra,. pode apoiar uma causa que consideramos de Justiça.

Jaime Yovanovic es INOCENTE!

Foi acusado injustamente de ser co-autor num crime que não cometeu e em um época em que a dignidade humana e a verdade nada valiam.

Foi acusado e submetido a um processo por um Tribunal Militar que não era - nem é - competente.

Foi processado à revelia, o que do ponto de vista jurídico é improcedente, pois não teve oportunidade de se defender.

Durante 20 anos foi perseguido por todos os lugares onde passou. Suportou diversos pedidos de extradição e várias prisões, em diversos países.

Todos os pedidos de extradição, entretanto, foram negados, pois todos foram considerados, por diversos governos, “perseguições políticas”.

Sofreu diversos atentados contra sua vida e em nenhum momento lhe foi permitido organizar sua vida de maneira digna a qualquer ser humano.

Agora volta ao Chile e se apresenta voluntariamente ante os Tribunais chilenos para ratificar sua inocência e mostrar que se encontra julgado por um delito que inclusive já estaria prescrito segundo as leis chilenas.

Hoje Jayme Yovanovic se encontra enfermo, enfermidade a qual adquiriu em algum dos tantos países de onde teve sempre de fugir e nos quais não pôde contar com assistência médica nem recursos financeiros suficientes. Não sabemos ainda as conseqüências graves em seus organismo.

Por todas essas razões apelamos a V. Sra. advogar por a liberdade imediata de Jaime Yovanovic
Atentamente

Presidente Ricardo Lagos presidencia@presidencia.cl

Ministro da Justiça lbates@minjusticia.cl

Presidente da corte suprema cortesuprema@poderjudicial.cl

Presidente do Senado zaldivar@senado.cl

Vice-presidente do Senado cbombal@senado.cl

Presidente da Câmara dos Deputados: iallende@congreso.cl

Vice-presidente da Câmara dos Deputados esilva@congreso.cl

Presidente da Comision de Constituição, Legislação e Justiça do Senado achadwick@congreso.cl

Presidente da Comision de Constituição, Legislacion e Justiça da Câmara dos Deputados jburgos@congreso.cl