Ocupan terrenos en Rio de Janeiro

27.Abr.05    Análisis y Noticias

[rio de janeiro] nasce a ocupação zumbi dos palmares
Por g. 26/04/2005 às 08:08

nesta madrugada (26 de abril) mais de 100 pessoas ocuparam um prédio do INSS que estava abandonado há aproximadamente 30 anos. o prédio se localiza na Av. Venezuela, nº 53, centro do rio de janeiro e a ocupação foi batizada Zumbi dos Palmares.

pelo telefone, de dentro do prédio, um ocupante informou que o espaço é muito amplo, que será ótimo para as crianças brincarem. antes disso, no entanto, os ocupantes e as ocupantes precisam fazer uma grande faxina em todo o prédio, que se encontra muito sujo e cheio de entulho. um carro cheio de produtos e utensílios de limpeza foi apreendido pela polícia; mas já foi devolvido e neste momento - 8h da manhã - o pessoal realiza uma assembléia para decidir cada passo desses primeiros dias de ocupação.

hoje pela manhã pessoas que apóiam a ocupação conseguiram enviar pão e café aos/às ocupantes, apesar da presença constante da polícia diante do prédio. se no período de 48h os/as ocupantes não forem retirados/as do local, só poderão ser expulsos/as com pedido de reintegração de posse oficial. mas como o prédio é do Governo Federal espera-se, uma vez mais, que se coloque em prática a proposta de transformar prédios públicos ociosos em moradia popular, tantas vezes defendida pelo presidente Lula.

toda força aos/às ocupantes!
longa vida a Zumbi dos Palmares!