Ocupan sede del parlamento en Sao Paulo

16.Sep.05    Análisis y Noticias

Manifesto dos ocupantes da ALESP
Por Movimento Ocupação da Assembléia Legislativa 15/09/2005 às 15:39

Manifesto desenvolvido pelos manifestantes da USP, UNESP, UNICAMP, FATECS e Centro Paula Souza, que desde ontem ocupam a ALESP

Devido às sucessivas manobras de adiamento por parte de lideranças partidárias em relação à votação da derrubada do veto que diz respeito ao aumento de verbas para a Educação, e à intensa repressão policial sofrida por estudantes, trabalhadores e professores das Universidades Estaduais Paulistas e do CEETEPS, decidimos pela ocupação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
A intransigência das autoridades públicas tomou proporções inaceitáveis. Além de o governador barrar o aumento de verbas para a Educação de 30% para 31%, das Universidades Estaduais Públicas, de 9,57% para 10% e do Centro Paula Souza de 0,7% para 1%, através de manobras políticas, diversos deputados têm sistematicamente boicotado a votação, como forma de evitar a decisão a ser feita sobre o assunto. Como se não bastasse, os manifestantes estavam impedidos de entrar na ALESP, para acompanhar a discussão sobre a LDO e possível votação da derrubada do veto. Em vista disso, o movimento decidiu ocupar a Av Pedro Álvares Cabral, em frente a Assembléia, em uma manifestação organizada, consciente e pacífica.
A repressão sofrida foi imediata, ordenada pelo Secretário de Segurança do Estado de São Paulo, que enviou a tropa de choque em cima dos manifestantes, como forma de dispersar e aterrorizar as pessoas da manifestação. A orientação da polícia militar era de transformar a ocupação pacífica da avenida em uma guerra civil, com o intuito de criminalizar o movimento em defesa do ensino público. As conseqüências disso, além de psicológicas, foram de vários manifestantes feridos, atingidos pelas bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, além de alguns estudantes presos arbitrariamente.
A nossa ocupação é uma resposta indignada a todas arbitrariedades sofridas nesse processo, e como forma de dar continuidade à pressão política. Tentando evitar informações confusas e distorcidas, decidimos nos manifestar em defesa das seguintes bandeiras:
- Pela imediata derrubada do veto da LDO;
- Pela instituição do livre acesso da população à Assembléia Legislativa, de forma a que todos possam acompanhar a votação;
- Pela condenação da ordem da posição autoritária do governador Geraldo Alckmin, responsável direto pela repressão sofrida pelos manifestantes;

Por tais motivos, pedimos:
- A unificação dos jovens, trabalhadores e movimentos sociais em torno dessas bandeiras ;
- E o comparecimento de todos em frente à ALESP hoje, as 17h, de forma a pressionar os deputados para que se derrube o veto, e apoiar a ocupação, além de repudiar a repressão policial.

Movimento Ocupação da Assembléia Legislativa 15 de setembro (Estudantes, trabalhadores e professores da USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Centro Paula Souza).