Brasil: Poblacion de favela se moviliza contra abusos policiales

09.Jun.03    Análisis y Noticias

——– Mensagem Original ——– Assunto: manifestação
Data: Sun, 8 Jun 2003 11:44:52 -0300
De: “atrever”
Para:

Na sexta feira passada (06/06) uma guarnição da policia militar passou pela avenida dos Democraticos e sem nenhum motivo começou a atirar em direção a rua Gil grafee, que dá frente para a referida avenida. Os tiros atigiram dois moradores que se encontravam nesse bar, dois quais um foi baleado na perna, e o outro no baço e no figado. este segundo encontra-se internado no Hospital Salgado Filho, onde sofreu intervenção cirurgica, correndo inclusive o risco de perder o braço, alem de ter o baço comprometido.
Afora isso, um rapaz que conduzia uma moto foi interceptado pelos policiais, sendo algemado e colocado no camburão, e segundo testemunhas levou um tiro na perna à queima roupa, e de forma covarde, já que estava em poder dos policiais, o que nao justifica tal atitude. Este ultimo encontra-se encarcerado na polinter, acusado de ser trafcante, o que não condiz com a versão dos moradores, que atestam que ele trabalha numa empresa de lava-jato, localizado nas redondezas de onde ocorreu o fato. Moradores disseram também que a polícia “plantou um flagrante” para incriminar este jovem.

Diante do exposto e pelo fato de que a comunidade de Manguinhos já não suporta mais este tipo de arbitrariedade, que constantemente acometem os moradores, estamos organizando uma manifestação pela paz, garantia de direitos, e pela vida e dignidade da pessoa humana.
Nesta manifestação estaremos fazendo uma caminhada até a 21ª delegacia de policia civil, onde estaremos exigindo a adendos na ocorrencia policial, para que as testemunhas oculares do fato se façam ouvidas, e com isso, que seja aberto um inquerito para apuração da veracidade dos fatos.

abaixo segue filipeta de convocação.

ATENÇÃO MORADORES DE MANGUINHOS

Grande Manifestação Pela Paz, Garantia De Direitos E Pela Vida Das Pessoas Que Vivem E Transitam Em Manguinhos

Não Podemos Permitir Que A Arbitrariedade Policial Fique Impune.

PARTICIPE!!!!

Nesta terça (10/06/03) AS 18 Hs

Local: rua Gil Grafee, em frente ao Bar do Valdeci

COM A PRESENÇA DA IMPRENSA

Divulgado por el Frente de Lucha Popular