Movimiento Tierra, Trabajo y Libertad ocupa en Sao Paulo gigantesco galpón cerca de la toma “Sitio Evaristo” para sus actividades culturales

08.Feb.06    Análisis y Noticias

MTL ocupa galpão em Cotia - SP
Autoria de MTL/SP
04 de fevereiro de 2006
O Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) ocupa galpão próximo à ocupação “Sítio Evaristo”, organizada pelo movimento, em Cotia - SP.

Na noite de sexta 03/02, cerca de 400 pessoas ocupam um grande galpão próximo à ocupação “Sítio Evaristo” organizada pelo MTL (Movimento Terra, Trabalho e Liberdade) em Caucaia do Alto, distrito de Cotia (Região Metropolitana de São Paulo). O galpão de cerca de 800m2 estava desocupado há varios anos será utilizado para fins educacionais (Educação e alfabetização de jovens e adultos, creche), atividades políticas, culturais e proficionalizantes

Com mais de 300 crianças, e uma quantidade muito grande de adultos excluídos da escolarização, a educação é uma das principais preocupações do MTL no “sítio”.

A ocupação do galpão contou com o apoio e a participação de vários estudantes e entidades sindicais e estudantis, que se somaram às famílias organizadas pelo MTL.

O antigo “sítio”, hoje área urbana, tem cerca de 100 famílias que lutam contra um covarde processo de reintegração de posse feito por um grileiro sem qualquer legitimidade.

Por ser uma bela área, com área de Mata Atlântica, próxima à uma reserva ambiental, sofremos a opressão da especulação imobiliária, que se interessa em implantar condomínios de luxo, que já se proliferam pela região, prova concreta da desigualdade enfrentada pelo povo pobre.

Lutamos por moradia, mas também lutamos por trabalho, por justiça e por educação. Já estamos cansados do abandono que sofremos pelo poder público. E é através de nossa organização e de nossa luta que alcançaremos nossa liberdade!

Pela Reforma Urbana e Reforma Agrária na luta e na marra!

Ocupação do “Sítio Evaristo”
MTL - Movimento Terra, Trabalho e Liberdade