Brasil: Plenaria Nacional de Servidores Públicos Federales aprueba huelga por tiempo indeterminado. Solo 2 votos de 350 a favor del gobierno. Casi un millon entran en la huelga

15.Jun.03    Análisis y Noticias

Servidores aprovam greve contra reforma para julho
BRASÍLIA – A Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais aprovou ontem a convocação de uma greve da categoria, por tempo indeterminado a partir de 8 de julho.
A decisão foi tomada por cerca de 350 delegados sindicais, que representam 11 entidades e 800 mil funcionários. Apenas dois delegados se abstiveram de votar.
A greve é contra a reforma da Previdência, enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso. Os servidores querem que o governo retire a proposta da Câmara.
Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) ligados ao presidente da entidade, Luiz Marinho, tentaram aprovar uma proposta que previa a negociação com o governo de pontos da reforma da Previdência. Mas foram copiosamente vaiados e saíram derrotados da plenária.
“Uma greve pela retirada da reforma tem poucas chances de ser vitoriosa”, disse Denise Motta, da Executiva da CUT. (Eugênia Lopes)