Comunicado del Movimiento Tierra Trabajo y Libertad: Unión y lucha del pueblo pobre ganaron esta batalla

22.May.06    Análisis y Noticias

Depois de muita luta, o fim da primeira batalha: vitória dos trabalhadores! Nesta manhã de 18 de maio, foi assinado o decreto de interesse social da área do “Sítio Evaristo” em Cotia (região metropolitana de São Paulo), o que suspende o despejo (quatro dias antes de sua realização) e possibilita a inclusão desta área em projetos habitacionais. Enfrentávamos na justiça um processo de despejo absurdo: Um ex-funcionário do antigo sítio, querendo enriquecer a qualquer custo, havia ganhado o despejo mesmo sem ter qualquer documento que provasse que ele era o dono. Após anos de luta dispersa e cerca de um ano organizados em torno do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), os moradores do antigo sítio conquistam sua moradia através de intensas manifestações, panfletagens, marchas, bloqueio de rodovia.

As 100 famílias unidas, além da própria moradia, já colhem frutos de sua organização: conquistamos um Galpão que estava desativado há mais de 10 anos. Neste mesmo galpão funciona a Escola e Centro de Formação e Cultura do Trabalhador, onde já funciona a primeira turma de educação de jovens e adultos e funcionará as aulas de reforço escolar para crianças, além da creche (ciranda). No galpão também ocorrem aulas de capoeira e atividades culturais como exibição de filmes, festas e apresentações musicais.

A união e a luta do povo pobre ganharam esta batalha. Começa a outra: a luta do MTL não é só por moradia. Não nos interessa apenas a conquista do chão nu. Lutaremos pela construção de casas dignas, pela urbanização da área, pela construção de uma escola de verdade, por um galpão onde exista produção sob o controle dos trabalhadores. Agora começa a segunda batalha. A mais longa: a criação de uma nova sociedade. Segue a luta dos trabalhadores: dos desempregados, dos sem-teto, dos sem-terra, do povo pobre da periferia e do campo. A luta pelo socialismo.

Essa vitória vem em boa hora: vivemos um momento de brutal repressão aos movimentos sociais e a todo o povo pobre pelo governo de São Paulo PSDB/PFL de Alckjmin, com a conivência do governo Lula. O colapso da segurança pública em São Paulo está servindo para respaldar as execuções sumárias a volta dos grupos de extermínio, para endurecer ainda mais a repressão àqueles que lutam por liberdade. Esta vitória mostra que é possível derrotarmos os poderosos. Apoiamos a luta do MTST contra o despejo da ocupação “Chico Mendes” em Taboão da Serra, que pode acontecer a qualquer momento. Apoiamos a luta dos companheiros MUST, em São José dos Campos, que sofrem também processo de reintegração de posse. Temos que unificar e intensificar ainda mais a luta contra a criminalização dos movimentos sociais do campo e da cidade.

QUANDO O CAMPO E A CIDADE SE UNIR, BURGUESIA NÃO VAI RESISTIR!
REFORMA URBANA E REFORMA AGRÁRIA NA LUTA E NA MARRA!

São Paulo, 18 de Maio de 2006
MTL – Movimento Terra, Trabalho e Liberdade

| www.mtl.org.br | mtl@mtl.org.br |
(11) 9628 9008
(11) 7115 5585

Email:: mtl@mtl.org.br
URL:: http://www.mtl.org.br