Brasil: Miembros de la Federacion de Trabajadores en Agricultura realizan 18 ocupaciones simultaneas

23.Jun.03    Análisis y Noticias

Membros da Federacao dos Trabalhadores na Agricultura invadem 18 áreas em Pernambuco

Jornada de ocupações promovida pela Fetape é para pressionar Incra a fazer desapropriações

RECIFE - Cresce a pressão para que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apresse as vistorias e desaproprie terras em Pernambuco. Ontem de manhã, cerca de 600 pessoas ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape) ocuparam 18 áreas em todo o Estado para cobrar agilidade do órgão federal.

As 18 ocupações promovidas ontem pela Fetape foram realizadas de forma pacífica em terras vizinhas às áreas pretendidas pelos trabalhadores para não inviabilizar eventuais desapropriações, já que áreas invadidas passam dois anos fora da reforma agrária. A federação tem outros 102 acampamentos, reunindo um total de 8 mil famílias à espera de terra.

Foi a segunda jornada de ocupações articulada pela federação neste ano. Em abril, foram invadidas cinco áreas. Segundo o diretor de política agrária da Fetape, Doriel Saturnino, a morosidade do Incra tem dificultado o processo de desapropriação. “Eles demoram demais a fazer vistorias, dando tempo para o proprietário fazer alguma intervenção na área, botando algumas cabeças de gado, por exemplo, para os técnicos dizerem que a terra é produtiva”, disse.

Saturnino afirmou que algumas terras reivindicadas pela Fetape estão há dois anos à espera de vistoria.