Brasil: Estudiantes ocupan direccion de la Universidad de Sao Paulo Unesp

26.Jun.03    Análisis y Noticias

Ocupação Unesp: Estudantes radicalizam e ocupam diretoria
Por Diego Cruz 25/06/2003 às 17:11

O novo prédio do GAC, o Grupo Administrativo do Câmpus, foi ocupado em retaliação às mentiras da reitoria.

Tão logo foi divulgada a notícia da retirada da questão da assistência estudantil da pauta do Conselho Universitário de Jaboticabal, os estudantes que estão ocupando uma sala de aula da universidade se reuniram para traçar os próximos passos do movimento. Foi consenso entre os estudantes que a questão só iria ser motivo de preocupação da reitoria através da radicalização do movimento estudantil. Os alunos decidiram, após uma longa discussão, ocupar o novo prédio do Grupo Administrativo do Câmpus, que acabara de ser finalizado.

A ocupação ocorreu um dia antes do Conselho Universitário que iria discutir a construção da moradia estudantil. Às 12h da quarta-feira, dia 25, os estudantes desceram ao novo prédio carregando os colchões e todos os objetos que antes ocupavam a sala 3 do câmpus. O diretor do GAC, Brás de Oliveira, se comprometeu a propor a inclusão de pauta do ponto de assistência estudantil, mesmo após sua retirada pela reitoria. Foi programado um ato público no câmpus no dia 26, quando estiver ocorrendo o CO. “Ouvirão, em Jaboticabal, nosso grito de indignação”, declarou um estudante durante a ocupação do novo prédio.

Ficou mais uma vez provado para os estudantes que as vias burocráticas não servem para atender as reivindicações do movimento, o que reafirmou a necessidade da luta.