Brasil: Simpatizante de Hitler es nombrado Inspector General de la Policia en Rio de Janeiro

08.Jul.03    Análisis y Noticias

Coronel cita Hitler como exemplo; é promovido

Nazista foi mencionado como “um grande líder” pelo PM, que era corregedor das polícias

RIO – Nomeado há duas semanas para a Corregedoria-Geral Unificada das Polícias Civil e Militar, o coronel João Carlos Rodrigues Ferreira foi exonerado na sexta-feira, depois de citar Adolf Hitler como “exemplo de grande líder”. A citação foi feita durante reunião na Secretaria Estadual de Direitos Humanos. O secretário da Segurança Pública, Anthony Garotinho, não quis comentar o incidente. Só disse que o coronel seria promovido.

Integrantes do governo confirmaram a história. “Para ser um grande líder, é preciso competência e coragem. Alguns aqui podem não concordar, mas Hitler foi um exemplo de grande líder”, disse Ferreira.

O Estado apurou que o secretário de Direitos Humanos, João Luís Duboc Pinaud, que ocupava interinamente a corregedoria antes da nomeação de Ferreira, procurou a governadora Rosinha Matheus e pediu a saída dele.

Apesar do incidente, Ferreira foi nomeado para a Inspetoria-Geral de Polícia, cargo até então inexistente. Garotinho negou qualquer incidente. “Ele (Ferreira) foi promovido; vai ser o inspetor-geral.” O secretário de Direitos Humanos não quis comentar o caso. Ferreira não concedeu entrevista.